O começo de um novo ano é sempre um momento de reflexão, onde as pessoas param para repensar em seus projetos e definir seus planos e metas para o futuro. Mas, além disso, esse também é o período de rever e até mudar certos hábitos e atitudes no dia a dia.
Por isso, consultamos a piscoterapeuta Adriana Weitzel, que nos deu algumas dicas que podem te ajudar a entrar com o pé direito em 2023. Confira:
1. Faça um balanço pessoal
Avalie sua vida no ano anterior e observe o que te impediu de conquistar ou viver aquilo que desejava. “Identifique quais objetivos foram alcançados, o que te fez feliz e o que faltou ser conquistado ou vivido. Comemore cada passo que você deu, agradeça”, diz Weitzel.
2. Defina seus projetos
Ter objetivos é parte importante da vida de qualquer pessoa, pois é o que nos motiva a viver e superar desafios. Sendo assim, a profissional recomenda elaborar uma lista de projetos para serem realizados nos próximos meses.
“Lembre-se de objetivos possíveis e pense como posso alcançá-los. Crie um plano e fracione os objetivos em pequenas metas”, orienta a especialista.
3. Desenvolva suas habilidades
Após colocar seus planos no papel, mapeie quais habilidades você precisa desenvolver para alcançar todos os seus projetos. “Por exemplo: ‘quero encontrar um amor e viver um relacionamento feliz, mas sou tímida, então, o que fazer?’ Essa pessoa precisará desenvolver habilidades sociais e emocionais para tornar esse objetivo possível”, comenta.
4. Invista no autocuidado
Cuidar de si mesma deve ser sempre uma prioridade, e isso não é egoísmo, viu? Até porque você só conseguirá cuidar das outras pessoas, se estiver bem. Assim, faça terapia e conheça o seu interior, como sugere a especialista. “Cuide dos seus pensamentos, desenvolva o amor próprio, se acolha mais, se julgue menos, pare de se comparar com os outros e busque evoluir”, aconselha.
5. Aproveite seu tempo
O tempo é o recurso mais precioso que temos, mas com uma vida repleta de compromissos, nem sempre conseguimos valorizá-lo. “Às vezes, só pensamos nas obrigações e vivemos no piloto automático. Com isso, a vida vai passando sem aproveitarmos o que é mais importante: o nosso tempo”, lembra Weitzel.
Assim, ela propõe separar um tempo neste novo ano para viver momentos prazerosos ao lado das pessoas que gosta, compartilhando experiências e programas diferentes. “Viaje mais, veja os amigos, tenha mais contato com a natureza, curta quem você ama e faça o que te deixa feliz”, conclui.
Fonte: Adriana Weitzel, psicoterapeuta.