A meditação é uma excelente opção para quem deseja se aprofundar em seus pensamentos e atitudes, já que através do relaxamento geral é possível desenvolver técnicas para lidar melhor com a rotina.
Os exercícios proporcionam diversos benefícios, já que envolve tanto o físico quanto a mente, e promove uma verdadeira sensação de bem-estar. Para você entender melhor a prática da meditação, veja os cinco benefícios que ela proporciona para sua vida. Confira:
1 – Melhora a imunidade
Se gripes, resfriados, infecções são recorrentes na sua vida, isso significa que o seu sistema imunológico está precisando de uma ajudinha para funcionar melhor. A meditação pode contribuir para isso, pois ajuda a melhorar a forma com que a pessoa lida com o estresse e a ansiedade. Além disso, através da prática, as defesas do organismo são ampliadas, aumentando o bem-estar.
2 – Ajuda a turbinar a memória
A meditação ajuda a reestruturar o cérebro, tanto no que se refere à parte neuroquímica quanto ao funcionamento cerebral. Desse modo, é possível treiná-lo para um melhor raciocínio.
3 – Ter um coração saudável
Segundo uma pesquisa realizada pelo especialista em medicina preventiva Robert Schneider (publicada pela Associação Americana do Coração), praticar entre 15 a 20 minutos por dia, seguindo as instruções de um especialista da área, ajuda na redução dos problemas cardíacos.
4 – Controle dos problemas emocionais
A meditação é um exercício guiado pelo controle da respiração, que resulta na melhora das questões relacionadas à mente, por isso, doenças como ansiedade e depressão são combatidas com maior facilidade. Além disso, os pensamentos negativos comuns em pessoas depressivas também podem ser afastados através da prática da meditação.
5 – Deixar o corpo em forma
Praticar a meditação não ajuda na queima de calorias, contudo, ela pode ajudar a controlar o seu peso, já que a saúde gastrointestinal é beneficiada com esse método, prevenindo problemas no corpo.
Segundo um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, os níveis dos hormônios cortisol e estresse podem ser reduzidos ao meditar, e como eles tem relação direta com a produção de gordura abdominal, a chance de diminuir o ponteiro da balança é muito maior.