Cabelos opacos, ressecados e frágeis são um problema comum e que exige investigação profissional para o tratamento correto. Mas você sabia que um dos motivos para esse tipo de problema é justamente a porosidade capilar?
Pois é! Cabelos porosos podem acabar prejudicando os fios de várias formas. Por isso, que tal entender melhor sobre essa condição? Veja a seguir o que é a porosidade capilar, como saber se seu cabelo é e qual o tratamento indicado:
O que é?
Segundo a cabeleireira Janny Mota, a porosidade capilar está ligada diretamente à capacidade dos fios de absorverem ou perderem água e nutrientes. “Cabelos porosos têm como características fios quebradiços, ressecados, com má elasticidade e falta de brilho, apresentando bastante frizz”, diz a especialista.
Essa porosidade tem três níveis (baixo, médio e alto) e são eles que vão identificar o tamanho do dano na fibra capilar. As principais causas do cabelo poroso são o uso frequente de fontes de calor, como secador ou chapinha sem a devida proteção UV e procedimentos com química que abrem a cutícula da fibra capilar.
Como descobrir o cabelo poroso?
Janny ensina um truque muito útil para saber se o cabelo está poroso e para isso é necessário apenas um copo d’água. Veja como fazer:
“Pegue um copo transparente e encha metade dele com água filtrada. Coloque um fio de cabelo lá, observando por 10 minutos. Se ele boiar, significa baixa porosidade. Se ficar no meio do copo, média porosidade, que é o mais saudável. E, caso afunde, significa alta porosidade, uma lesão mais profunda”, explica a cabelereira.
Tratamento para porosidade capilar
Quando o cabelo é diagnosticado com alta porosidade, isso significa que os fios já estão muito danificados e ressecados. Nesse sentido, a recomendação é da especialista é de uma boa reconstrução para recuperá-los.
Já se o seu problema for a baixa porosidade, o tratamento indicado é a hidratação, que atua principalmente na fibra capilar a reter e absorver a água. Agora caso seu cabelo esteja com média porosidade, o ideal é apostar na nutrição.
Ou seja, para manter a realidade de um cabelo poroso bem longe da sua cabeça, o ideal é manter um cronograma capilar com regularidade, mantendo assim a saúde dos fios por bastante tempo.
E aí, curtiu as dicas? Então confira essas e outras informações no vídeo abaixo:
Fonte: Janny Mota, cabelereira.