Se você tem um ou mais gatos, já deve ter passado por essa situação: você chama o animal, assobia, tenta de tudo, mas o bichinho só te ignora. Nesses casos, você pode até pensar que o seu gatinho não entendeu que você estava falando com ele. Porém, segundo pesquisa da revista Animal Cognition, a realidade não é bem assim.
Na verdade, de acordo com o estudo, os gatos podem ignorar seus tutores de propósito, mesmo sabendo que estão sendo chamados. Quer entender um pouco melhor sobre isso? Veja a seguir:
A pesquisa
A pesquisa feita pela Animal Cognition analisou 16 felinos domésticos. Durante o estudo, os bichinhos ouviram gravações de seus tutores falando frases direcionadas a eles e a outras pessoas. Com isso, foi possível notar que os gatos demonstravam uma reação maior (pupilas dilatadas, miados ou virar o ouvido para o alto-falante, por exemplo) quando seus tutores estão falando com eles. Ou seja, os pets conseguem distinguir quando estão sendo chamados.
Além disso, os gatos ainda foram expostos a gravações de desconhecidos falando com eles e, nesses casos, eles demonstraram menos reações. Assim, os bichinhos não apenas percebem que estão sendo chamados, como também conseguem distinguir quando a voz que fala com eles é a de seu tutor.
Dessa forma, os gatos não ignoram seus tutores porque não sabem que estão sendo chamados ou não reconhecem quem está falando: eles fazem isso de propósito.
Mas por que os gatos ignoram seus tutores então?
Além de descobrir que os gatos podem ignorar seus tutores de propósito, a pesquisa ainda entendeu um dos motivos relacionados a atitude – o tom da voz usado pelos tutores quando estão sendo chamados.
Isso porque o estudo observou que os felinos respondem mais aos chamados quando o tutor usa uma voz carinhosa ou até a famosa “voz de bebê”. Já se o tom de voz usado pelo tutor não for agradável, os bichinhos costumam mostrar desinteresse. Muito espertos, não é mesmo?
E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo: