Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira 10 hábitos diários para se tornar mais inteligente
Saiba como exercitar a sua inteligência através de alguns hábitos diários - Foto: Shutterstock

Comportamento

Sabedoria: 10 hábitos diários para se tornar mais inteligente

Dá para exercitar o cérebro e se tornar mais inteligente! Neurocientista aponta maneiras simples de estimular a sua sabedoria

A inteligência é um conceito amplo e ainda gera discussão dentro da comunidade científica. Porém, de maneira geral, ela é a capacidade de adquirir novos conhecimentos e utilizá-lo para se adaptar a novas experiências e resolver problemas.

Nesse sentido, para se tornar uma pessoa mais inteligente, é preciso colocar o cérebro para trabalhar! E existem várias formas de se fazer isso, viu? Abaixo, você confere alguns hábitos que ajudam a exercitar a inteligência, de acordo com o neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela. Confira:

1. Leia

Segundo Fabiano, a leitura está em primeiro lugar no exercício da plasticidade cerebral. “A imaginação, o fictício, o abstrato, trabalha mais de uma região no cérebro e reforça células de engrama sobre o filme que imaginou”, diz.

2. Abandone um pouco as redes sociais

Para se tornar mais inteligente, você deve deixar as redes sociais de lado. No entanto, o especialista diz que não é preciso abandoná-las em definitivo para não perder a interação e conexões. “Mas sabemos que as redes sociais, comprovadamente, deixam uma pessoa mais burra”, afirma o profissional.

3. Escreva

“Quando você escreve precisa pensar, e reforçar o que pensou na escrita, envolvendo as regiões temporal, central, parietal e occipital do cérebro”, revela.

4. Altere a sua rotina

Conforme o neurocientista, é importante não viver no piloto automático ou os neurônios não sentirão a necessidade de reforço, passam a ser automáticos e, com isso, deixam de crescer.

A leitura é um hábito imprescindível para desenvolver a inteligência
A leitura é um hábito imprescindível para desenvolver a inteligência – Foto: Shutterstock

5. Metas são motivos de vida

“Siga essa sequência: internalize um hábito > aprenda uma nova habilidade > crie um protótipo > autorreflexão > experimente > aprenda outra habilidade”, pondera.

6. Diga-me com quem andas…

Para se tornar mais inteligente, é importante interagir com pessoas com conhecimento, isto é, com pessoas inteligentes. “Assim, alimentará seu cérebro com mais conhecimento, incentivo e motivação”, diz.

7. Otimize o seu tempo

“Procure as horas vagas para se distrair com algo que traga conhecimento profundo e não superficial. Não leia apenas o título da matéria, leia todo o conteúdo e ainda faça pesquisas sobre ele. Não passe seu tempo vago passando o feed para ver o que não te leva a nada”, comenta.

8.  Evite vícios

Segundo Fabiano, tudo o que vicia faz mal, pois altera a anatomia do cérebro prejudicando a região relacionada à inteligência. “Consumo excessivo de álcool prejudica a inteligência, assim como outras drogas ainda podem ser piores, o uso da maconha comprovadamente deixa menos inteligente”.

9. Seja positivo e ande com pessoas positivas

“Geralmente pessoas pessimistas e negativas não conseguem enxergar satisfações e resultados positivos tão facilmente. Podendo assim frear a tomada de decisão. Transtornos mentais que refletem em pessoas negativas estão relacionados a região frontal do cérebro e o menor volume da massa cinzenta. Seja positivo e procure pessoas positivas, mas cuidado com a positividade tóxica, deve saber diferenciar o que é ser positivo”, conta.

10. Trace o seu próprio caminho

Por fim, é importante analisar as experiências dos outros apenas para compreender o certo e o errado, como experiência, mas seguir as próprias metas e dar o melhor de si sem olhar para o lado.

“Crie sua independência e seja seu próprio ídolo sem egocentrismo e com humildade. Conheça a si mesmo, os limites, para sempre evoluir e se desenvolver. Estamos em crescimento em todos os sentidos e nos adaptamos. Isso nos revela que não temos limites para sermos cada vez melhores”, finaliza.

E aí, curtiu as dicas? Veja essas e outras informações no vídeo abaixo:

Fonte: Dr. Fabiano de Abreu Agrela, Pós PhD em Neurociências, Mestre em Psicologia, Diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler e Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos