Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O excesso de oleosidade no cabelo aumenta o risco de queda
O excesso de oleosidade no cabelo aumenta o risco de queda - (Crédito: Shutterstock)

Beleza

Queda de cabelo: limpeza inadequada pode piorar a condição; entenda

Segundo tricologista, o excesso de oleosidade aumenta o risco de queda de cabelo; saiba como cuidar dos fios oleosos

A queda de cabelo é um problema que exige certos cuidados, entre eles, a higienização correta do couro cabeludo. Isso porque o excesso de oleosidade, que atinge esta região, não só causa a queda dos fios, como contribui com o surgimento de outras anomalias. 

“O couro cabeludo oleoso facilita a instalação de dermatites e infecções de couro cabeludo que prejudicam a saúde da pele, além de estimularem o aparecimento de pequenas pápulas de inflamação, da caspa a coceira na região. Então, as pessoas que optam por lavar com menos frequência os cabelos ou produzem muita oleosidade durante o transcorrer do dia, se expõem mais a esses agentes problemáticos citados”, alerta o médico e tricologista, Dr. Ademir Leite Jr.  

Lavar o cabelo corretamente previne a queda capilar.
Lavar o cabelo corretamente previne a queda capilar – (Crédito: Shutterstock)

O especialista explica ainda que o acúmulo de resíduos no cabelo e o uso de produtos inadequados também comprometem a saúde capilar. “O ideal é sempre lembrar de que um cabelo oleoso pede produtos para cabelos oleosos, e que cabelos secos tem necessidade de produtos para cabelos secos. O uso de produtos sem compatibilidade com o tipo de cabelo, como aplicar sobre cabelos oleosos produtos para cabelos secos, só servem para agravar o quadro”.

Dessa forma, para cuidar dos cabelos oleosos e reduzir as chances de queda, o médico faz duas orientações:

Use um bom shampoo

Cuidar do couro cabeludo que sofre com o excesso de oleosidade depende, principalmente, do uso de um bom shampoo que seja suave, limpe bem os cabelos e o couro cabeludo, e tenha um certo grau de adstringência para a gordura. Este, de acordo com o caso, poderá ser utilizado em dias intercalados ou, em casos mais severos,  diariamente no começo do tratamento. 

Cabe ressaltar que como estes produtos são ricos em princípios ativos de limpeza e controle da produção de óleo pela pele, deverão ficar agindo no couro cabeludo por um período de tempo de, em média, 3 a 5 minutos para que os efeitos possam aparecer em sua plenitude.

Uma boa dieta pode reduzir a queda de cabelo

A inclusão de uma dieta pobre em gorduras e frituras, assim como um estilo de vida que incorpore alguma atividade física, promoverão certo grau de diminuição da oleosidade e serão de valia na melhora do quadro, finaliza o especialista.

Fonte: Dr. Ademir Leite Jr., médico e tricologista;

Mais notícias como essa

Finanças e Empreendedorismo

Apesar de um cenário econômico desafiador, algumas opções de investimentos se destacam para o segundo semestre de 2025

Moda

Algumas tendências, como é o caso do boho chic e do estilo corpcore, devem fazer sucesso na moda inverno desse ano

Comportamento

Esforço contínuo para agradar pode se transformar em esgotamento emocional. Veja dicas para estabelecer limites sem culpa

Beleza

Maquiadora ensina a manter os seus produtos de maquiagem limpos e seguros para o uso; confira as dicas de ouro da profissional