Quem nunca desejou ser mais feliz? Afinal de contas, a felicidade é o sentimento que move o ser humano e dá sentido à vida. Sendo assim, a maioria das coisas que fazemos ou decidimos é sempre pensando justamente neste propósito.
Contudo, é importante lembrar que esse sentimento não é um caminho, nem um endereço final de chegada. Segundo psicóloga Jay Schneider, ser feliz é um hábito e cabe a cada um cultivá-lo diariamente. “É verdade que queremos ser felizes, mas estamos muito acostumados com o sofrimento e essa é uma das principais crenças limitantes de nossa humanidade”, pontua.
Portanto, mudar o olhar sobre o que significa a felicidade, costuma ajudar (e muito!) nesse processo, pois ela está, inclusive, nas pequenas coisas do dia a dia — aquelas bem simples, que nos arrancam sorrisos, sabe?
Passos para ser mais feliz
Antes de tudo, saiba que não existe uma fórmula mágica para esse sentimento surgir do nada. Inclusive, a jornada pode ser bastante desconfortável. De acordo com Jay, renunciar aos velhos conceitos não é tão simples e a culpa pode dar às caras, nos afastando desse objetivo.
Porém, a parte boa é que aderir a alguns hábitos pode te ajudar a ser mais feliz, sabia? Veja as dicas da psicóloga:
1. A felicidade é seu direito!
Nada de merecimento, nem simples vontade, viu? Você tem o direito de ser feliz e, consequentemente, o dever de ir atrás disso. Nada de terceirizar essa responsabilidade.
2. Não ignore as pequenas escolhas
Já que ser feliz é um hábito, tudo o que você fizer e decidir no dia a dia poderá impactar nisso. Então, se atente às decisões e seja consciente nessas horas.
3. As dificuldades não vão sumir
Quando você decidir priorizar a sua felicidade, a sensação de egoísmo pode vir à tona e dificultar a caminhada. Mas, calma: isso não é verdade! Portanto, aceite essa dificuldade, entenda o que ela quer dizer e siga em frente.
Confira mais sobre essa escolha e seus benefícios no vídeo abaixo:
Fonte: Jay Schneider, psicóloga, escritora, coach e mentora.