A alimentação é essencial para a saúde do organismo e não há como ter uma pele saudável com hábitos alimentares irregulares. No verão, por exemplo, a adoção de um cardápio nutritivo é fundamental para proteger a pele dos danos provocados pelo sol.
De acordo com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a ingestão de alimentos ricos em carotenóides e polifenóis pode fornecer proteção contra os efeitos nocivos dos raios UV.
“Os carotenóides e polifenóis presentes em alimentos e suplementos também são importantes para a melhora das respostas imunes por suas atividades antioxidantes e fotoprotetoras”, adiciona a especialista.
Nutrientes essenciais
Segundo a médica, a alimentação para proteger a pele no verão deve incluir proteínas magras ou vegetais, além de carboidratos complexos. Eles estão presentes em frutas, vegetais folhosos, legumes, farelos dos cereais integrais e tubérculos.
“Tudo isso acompanhado de hidratação adequada, que deve ser feita através do consumo de água. Apesar de líquidos como os chás, as águas saborizadas e os sucos naturais também serem contabilizados e bem-vindos”, acrescenta.
Ainda segundo a especialista, a pele também precisa de vitaminas e nutrientes essenciais que estimulam a produção de colágeno e ajudam no combate ao envelhecimento precoce da pele, como vitamina C, zinco, cobre e selênio.
Além disso, “os ácidos graxos do tipo ômega 3 são importantes para manter equilíbrio de perfil inflamatório em compartimento lipofílico da pele e prevenir doenças inflamatórias como as dermatites, psoríase e acne”, completa a médica.
Quais alimentos consumir?
- Proteínas magras, carnes, ovos e laticínios, e proteínas vegetais como leguminosas, feijões, ervilhas, lentilhas e grão de bico, necessárias para a síntese de colágeno.
- Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), principais fontes de vitamina C e importantes fontes de carotenóides.
- Peixes de água fria como salmão e sardinha, nozes e linhaça são fontes de ômega 3, que mantém o perfil inflamatório da pele em equilíbrio.
- Abóbora, cenoura, folhas verdes, tomate, mamão e especiarias como páprica e cúrcuma são fontes de carotenóides que oferecem fotoproteção à pele.
- Frutas vermelhas, uvas escuras e chocolate, com pelo menos 70% de cacau, que são fontes de polifenóis antioxidantes e fotoprotetores.