Saúde

Uso excessivo de remédios para cólicas traz riscos à saúde; entenda

O uso excessivo de analgésicos e anti-inflamatórios pode elevar o risco de infarto e AVC e disfarçar sintomas de doenças graves

As cólicas causam enorme incômodo às mulheres - Foto: Shutterstock

As cólicas podem ser um verdadeiro incômodo na rotina durante o ciclo menstrual, por isso quem sofre dessas dores, geralmente utiliza anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos de venda livre para reduzir o desconforto. Mas o uso excessivo desses medicamentos pode trazer sérios prejuízos à saúde.

Segundo Patrick Bellelis, ginecologista especializado em endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, o uso indiscriminado de analgésicos e anti-inflamatórios pode provocar problemas gastrointestinais, renais e elevar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVC). 

Os sintomas do uso abusivo de analgésicos e anti-inflamatórios variam de acordo com a classe dos medicamentos. No entanto, entre os sintomas mais comuns estão úlceras estomacais, sangramento e dores de estômago. Além disso, podem ocorrer dores de cabeça, complicando ainda mais a situação de quem busca alívio.

Dificuldade no diagnóstico de doenças

Outra consequência do uso frequente de analgésicos e anti-inflamatórios é que esses medicamentos podem disfarçar sintomas de doenças mais graves, como a endometriose. A condição causa dores intensas que dificultam a realização de tarefas diárias e pode levar à infertilidade se não for tratada. 

Por isso, além de atentar-se aos riscos e explorar formas alternativas de controlar as cólicas menstruais, também é fundamental procurar auxílio médico em caso de dores intensas. Isso ajuda a “descartar quaisquer condições ginecológicas ou desequilíbrios hormonais” que possam estar por trás delas, conforme o especialista. 

Hábitos e alimentos ajudam a aliviar as cólicas

De acordo com o ginecologista, a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, a baixa ingestão de alimentos multiprocessados e o consumo de alimentos anti-inflamatórios, podem contribuir para a redução natural das dores menstruais. 

“Um estilo de vida mais saudável, com preocupação com seu próprio corpo, aliado ao acompanhamento médico periódico, é capaz de promover melhora significativa das cólicas”, finaliza Bellelis.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Vemos por aí muitas listas com ideias de presentes para dar no Dia das Mães, mas e aqueles que podem não ser uma boa...

Entretenimento

Relembre algumas mães famosas da ficção que ficaram conhecidas por suas histórias inspiradoras na TV e no cinema

Saúde

Especialista explica de que formas o energético faz mal à saúde, se consumido em excesso; entenda os principais riscos

Saúde

Especialista explica causas, sintomas e soluções para quem sofre com sensibilidade dentária no dia a dia

Sair da versão mobile