Cada vez mais frequente, o vício no trabalho pode trazer consequências graves, como estresse, hipertensão, dores de cabeça, alterações de peso e outros problemas de saúde que podem prejudicar o seu dia a dia.
Por que trabalhar demais?
Atualmente, muitas pessoas ficam sobrecarregadas no ambiente de trabalho. De acordo com a acupunturista Anabela Laranjinha: “poucos têm noção do quão isso realmente é perigoso”. Esse problema pode ser causado por acúmulo de funções e longas jornadas. Em geral, as empresas cobram de seus funcionários um ótimo serviço em um curto prazo, gerando corre-corre, competitividade, falta de autonomia e perda da satisfação profissional. Há também uma forte pressão de superiores, medo de perder o emprego, colegas de trabalho competitivos, dificuldade de relacionamento em equipe. Tudo isso cria uma saturação mental e física que pode levar a pessoa ao colapso físico e emocional, ou seja, ao estress.
Sintomas do estresse!
Os primeiros sintomas do stress no trabalho são: dificuldade de se concentrar, falhas na memória, desmotivação, ansiedade, mau humor, alteração no peso, insônia, perda de apetite, sentimento de inferioridade e problemas de saúde mais sérios, como depressão e síndrome do pânico. “Também podem ocorrer problemas dermatológicos como quedas de cabelo”, salienta Anabela.
É hora de reagir:
- Administre melhor o seu tempo no ambiente de trabalho;
- Entenda as diferenças entre os seus colegas de trabalho;
- Liberte-se da raiva ou rancor;
- Reserve tempo para o lazer;
- Procure um psicólogo ou psiquiatra para lhe ajudar a lidar e controlar o seu stress;
- “Existem métodos para reduzir o stress, começando pela respiração, caminhar, dançar, fazer exercícios, ouvir música ou ler um livro”, indica a acupunturista.
Leia também:
- 5 dicas para vencer o cansaço e relaxar a mente
- Conheça os chás naturais que aliviam os sintomas da ansiedade!
- Conheça algumas terapias que aliviam o estresse e afastam a depressão!
Consultoria Anabela Laranjinha, acupunturista