Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A sarcopenia é uma condição natural, mas que pode ser controlada
A sarcopenia é uma condição natural, mas que pode ser controlada - Shutterstock

Saúde

Sarcopenia: o que é, como prevenir e qual o tratamento

A sarcopenia é um processo de perda muscular progressiva que afeta principalmente idosos; saiba como evitar problema

A sarcopenia é uma condição caracterizada pela perda muscular progressiva e é um processo natural do envelhecimento. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, esse problema afeta 46% dos indivíduos com mais de 80 anos de idade. Já entre os principais sintomas da sarcopenia, estão:

  • perda da força;
  • braços e pernas finas;
  • quedas frequentes;
  • dificuldade para manter equilíbrio;
  • quedas; e
  • depressão.

De acordo com a fisioterapeuta Adriana Hernandez, a força muscular do ser humano costuma atingir seu auge pouco antes dos 30 anos e, a partir daí, há um declínio natural e gradual. Por sua vez, ele se torna bem mais significativo a partir dos 65 anos de idade, quando essa perda muscular chega a 1% ao ano.

Na terceira idade, essa perda pode levar a consequências graves, como redução da funcionalidade e da sobrevida. Porém, ao contrário do que se pensou por muito tempo, a sarcopenia pode sim ser evitada ou, pelo menos, controlada, já que o envelhecimento não é a única causa para essa condição.

Dra. Adriana explica que a vida sedentária, a queda dos níveis de testosterona, estrogênio e hormônio do crescimento, a infiltração de gordura entre as fibras musculares, a perda dos neurônios que conduzem o estímulo aos músculos, a resistência à insulina, a deficiência de vitamina D e a ingestão deficitária de proteína também são fatores de risco para o desenvolvimento da sarcopenia.

“O grupo que corre risco mais alto de sarcopenia incapacitante é o daqueles que enfrentam períodos longos de inatividade, causados por doenças debilitantes, consolidação de fraturas e hospitalizações. Há uma estimativa aproximada de que a imobilidade dos mais velhos em leito hospitalar provoque a perda de até 2% da massa muscular por dia. Ou seja, perda de 30% numa internação de apenas 15 dias”, explica a fisioterapeuta.

Prevenção da perda muscular progressiva

Considerando o aumento da expectativa de vida e as descobertas de que a sarcopenia pode ser controlada, torna-se cada vez mais importante se prevenir. As principais dicas da especialista nesse sentido, são:

  • Praticar atividade física (fisioterapia, exercícios de fortalecimento muscular, pilates…);
  • Ter uma dieta equilibrada com quantidade de proteínas adequada e orientada por um profissional;
  • Evitar o fumo, pois o cigarro diminui a fome, atrapalha a circulação sanguínea e intoxica as células do corpo;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia, mantendo-se hidratado para melhorar a circulação, o ritmo intestinal, o paladar e a saúde das células;
  • Evitar bebidas alcoólicas em excesso, pois esse hábito pode contribuir para a desidratação, além de prejudicar o funcionamento de órgãos como fígado, cérebro e coração.

Tratamento da sarcopenia

Para quem já possui perda de massa muscular, é importante recuperá-la logo, pois quanto maior a perda, maior a dificuldade de regeneração e piores os sintomas.

“Assim, para recuperar os músculos, é importante seguir um tratamento voltado para o ganho de massa magra, orientado pelo profissional fisioterapeuta, em conjunto com outros profissionais como nutricionista, geriatra, terapeuta ocupacional e educador físico”, diz Dra. Adriana.

Esse tratamento deve incluir: treino de força com atividade física e fisioterapia; adaptação da casa para tornar mais fáceis as atividades do dia a dia e de lazer; ajuste de remédios que podem piorar o apetite ou contribuir para a perda dos músculos; tratamento e controle de doenças que podem prejudicar o desempenho físico do idoso, como diabetes, alterações intestinais ou do apetite; e dieta rica em proteínas. “Além disso, se for um idoso com fragilidade, também é importante ter uma dieta rica em calorias, orientada pelo nutricionista”, finaliza.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Existem vários direitos do consumidor que podem te ajudar em situações do dia a dia e você nem sabia que tem; confira alguns deles

Beleza

Especialista explica os benefícios prometidos pela rinomodelação o como o processo é menos invasivo do que a rinoplastia

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes