Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce
Doença inflamatória intestinal exige tratamento intensivo - Foto: Shutterstock

Saúde

Doença Inflamatória Intestinal: saiba o que é e quais os sintomas

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Milhões de brasileiros sofrem diariamente com dores abdominais, diarreia, fadiga e outros sintomas debilitantes causados pelas doenças inflamatórias intestinais (DII). Apesar de afetar a qualidade de vida de tantas pessoas, essas condições ainda são pouco conhecidas pela população.

Segundo o gastroenterologista e cirurgião do aparelho digestivo, Guilherme Berenhauser Leite, a demora em buscar ajuda médica pode levar a complicações sérias e irreversíveis, reforçando a necessidade de se falar abertamente sobre essas doenças que, silenciosamente, prejudicam a saúde e qualidade de vida. 

Sintomas e consequências

As doenças inflamatórias intestinais podem provocar desde sintomas controláveis até complicações sérias. Além de manifestações como dor abdominal e diarreia, essas condições podem impactar os olhos, articulações, pele, fígado e fertilidade. O médico afirma que uma das características mais desafiadoras das DII é essa sua natureza imprevisível.

“Os pacientes podem experimentar períodos de remissão, nos quais os sintomas diminuem ou desaparecem completamente, seguidos por períodos de recaída, nos quais os sintomas pioram e requerem tratamento intensivo”, comenta o médico. Gerenciar essas flutuações pode ser emocional e fisicamente desgastante para os pacientes e suas famílias.

Principais DIIs 

  • Doença de Crohn: pode afetar qualquer parte do sistema digestivo, desde a boca até o ânus, causando sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, fadiga e até mesmo complicações como estenoses e fístulas. 
  • Colite Ulcerativa: afeta, principalmente, o cólon e o reto, causando sintomas semelhantes, como diarreia com sangue, cólicas abdominais e urgência fecal.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico e o tratamento das DII podem ser complexos. “Muitas vezes, os sintomas são semelhantes aos de outras condições gastrointestinais, o que pode atrasar o diagnóstico”, acrescenta o gastroenterologista. Uma vez diagnosticadas, as DIIs são tratadas com uma combinação de medicamentos, incluindo anti-inflamatórios, imunossupressores e terapias biológicas, além de mudanças na dieta e estilo de vida.

No entanto, apesar dos desafios, há esperança para os pacientes com DII. Avanços significativos têm sido feitos no diagnóstico, tratamento e compreensão dessas doenças. Novas terapias estão sendo desenvolvidas para controlar a inflamação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

Além disso, a conscientização sobre as DII está aumentando, o que leva a uma melhor compreensão e apoio para aqueles que vivem com essas condições. “É importante que os pacientes com suspeita de DII busquem ajuda médica o mais rápido possível. Um diagnóstico precoce e um plano de tratamento adequado podem ajudar a minimizar os sintomas e prevenir complicações a longo prazo”, finaliza o médico.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento