Saúde

Banho de assento: saiba para que serve e como preparar

Método auxilia no tratamento de problemas que atingem a região íntima feminina

Aprenda como fazer banho de assento - Foto: Shutterstock

O banho de assento é um método antigo que auxilia no tratamento de problemas que afetam a região íntima. A técnica é utilizada para aliviar sintomas causados por inflamações e infecções vaginais como a candidíase, por exemplo. 

Segundo a ginecologista Natalia Castro, o método tem ação analgésica, limpa e acalma a região afetada, trazendo alívio dos sintomas. “Ajuda ainda aumentando a vascularização local e como consequência melhora as condições inflamatórias locais”, acrescenta a obstetra.  

Para que serve?

O banho de assento auxilia no tratamento de condições que atingem a região genital, perineal e perianal. O método ajuda no combate a infecções, herpes e hemorróidas, controla o corrimento e alivia sintomas como a coceira e irritação vaginal.

Além disso, o banho de assento também pode ser indicado para aliviar os sintomas desconfortáveis causados por diarreia, ou, ainda, após a realização de cirurgias na região genital e perineal. 

Como fazer o banho de assento?

O método é feito com água morna e pode levar ingredientes como bicarbonato de sódio, por exemplo. O processo é prático e muito fácil, no entanto, exige alguns cuidados durante a preparação. 

“É importante sempre utilizar água limpa, utilizar recipientes limpos e observar a quantidade do ingrediente indicado para cada sintoma, sendo recomendado realizá-lo sempre sob orientação médica”, ressalta o farmacêutico naturopata Jamar Tejada. 

Abaixo, o especialista separou o passo a passo para preparar o banho de assento:

  • Ferva de 3 a 4 litros de água. Deixe esfriar e, quando estiver morna, coloque a água em uma bacia, na altura suficiente para cobrir a parte íntima por alguns minutos;
  • Caso tenha sido recomendado pelo médico, adicione os ingredientes na água, de acordo com a condição a ser tratada, mexendo bem; 
  • Após fazer a higiene íntima, sente-se no banho de assento, cobrindo toda a região, e permaneça por cerca de 10 a 15 minutos;
  • Ao final, enxugue a região com uma toalha e faça pressões leves, sem esfregar. Além disso, pode ser usado o jato frio ou morno do secador para secar a região.

O procedimento pode ser feito de três a quatro vezes ao dia, mas a frequência pode variar de acordo com a causa a ser tratada. Por isso, é importante que os banhos de assento sejam sempre orientados por um médico.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista explica que, além dos alimentos, há alguns suplementos que são bons para a flacidez; entenda quais são eles

Saúde

A toxina botulínica pode ser usada para ajudar no relaxamento dos músculos faciais, aliviando sintomas do bruxismo

Amor e Sexo

Especialista explica os motivos de manter uma vida sexual saudável mesmo após a menopausa

Saúde

A apresentadora Sabrina Sato perdeu o bebê que esperava com o ator Nicolas Prattes; médico explica as causas

Sair da versão mobile