Você já ouviu falar no Psyllium? Essa é uma fibra natural que vem das sementes da planta Plantago ovata. Entre seus diferenciais estão que além de ser um suplemento alimentar, ela também oferece diversos benefícios para o organismo.
Segundo a Dra. Indianara Brandão, que é especialista em nutrologia, o consumo regular de psyllium contribui para o equilíbrio do colesterol e facilita o trânsito intestinal. No entanto, uma das maiores promessas é de que essa fibra natural pode ajudar no no emagrecimento.
Mas será que isso é verdade? E seria seguro utilizar o psyllium para esse fim? Para entender melhor sobre o assunto, fomos atrás das principais dúvidas que envolvem o consumo da fibra. Confira quais são a seguir.
1. Psyllium emagrece mesmo?
Dra. Indianara explica que, segundo revisão cientifica, o psyllium pode auxiliar na perda de peso. “Sua capacidade de aumentar a saciedade e reduzir a absorção de gorduras e açúcares pode ajudar na redução da ingestão calórica diária”, diz. Porém, ela lembra que, para isso, é preciso que sua ingestão ocorra antes das refeições.
2. É seguro usar a fibra natural?
A fibra natural é segura para o consumo. Mas ela alerta que algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais como flatulência, distensão abdominal ou alterações na consistência das fezes. Para evitar, a especialista considera que é preciso iniciar o uso do psyllium gradualmente e ingerir bastante líquido.
3. Qualquer pessoa pode consumir?
“O psyllium é recomendado para a maioria das pessoas como parte de uma dieta equilibrada. No entanto, é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo suplemento, especialmente para aqueles com condições médicas preexistentes ou que estejam em uso de medicamentos”, diz Dra. Indianara, que é diretora médica da Clínica First.
Por sua vez, a fibra é contraindicada para alguns grupos, como pessoas com obstrução intestinal, histórico de alergia ao psyllium ou problemas de deglutição.
4. Só o psyllium basta para emagrecer?
De acordo com a especialista, para emagrecer de forma eficaz é importante também seguir hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas.
“Para o emagrecimento ser sustentável, é importante adotar hábitos saudáveis a longo prazo e não depender exclusivamente de suplementos”, diz. Além disso, ela ressalta a necessidade de uma avaliação médica e nutricional individualizada.