Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como prevenir a pressão alta
Saiba como prevenir a pressão alta - Shutterstock

Saúde

Pressão alta? Cardiologista revela 9 maneiras de evitar problemas

A hipertensão arterial pode causar problemas sérios em vários órgãos do nosso corpo; assim, prevenir a pressão alta é sempre a melhor opção!

A hipertensão arterial (ou pressão alta, ou seja, aquela igual ou maior do que 140 por 90 mmHg) é uma doença que ataca os vasos sanguíneos e pode comprometer o funcionamento de vários órgãos, como coração, cérebro e rins. Assim, é muito importante levar essa doença a sério, já que ela afeta várias partes do corpo e pode, inclusive, ser fatal se não for diagnosticada e tratada corretamente.

Porém, o problema é que a pressão alta não costuma apresentar sintomas muito perceptíveis e, por isso, é muito comum que haja uma demora nesse processo. “Chamamos a doença de ‘inimigo silencioso’ porque ela provoca danos no organismo sem dar sinais”, revela o Dr. Celso Amodeo, cardiologista do sono e especialista em hipertensão arterial do Hcor.

Então, o melhor mesmo é fazer o possível para prevenir o problema, não é mesmo?

Prevenindo a pressão alta

Conversamos com o Dr. Amodeo e separamos 9 dicas para evitar o desenvolvimento da hipertensão. Veja a seguir:

1. Manter uma alimentação saudável e equilibrada

2. Evitar um exagero de sal

3. Treinar frequentemente

4. Não fumar

5. Diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas

6. Dormir bem

7. Usar anti-inflamatórios não hormonais apenas com prescrição médica

8. Evitar pílulas anticoncepcionais

9. Fugir de sprays nasais com vasoconstritores

Não deixe de ir ao médico!

Mesmo seguindo completamente essas dicas, ainda é possível que o seu organismo desenvolva uma hipertensão arterial, apesar de essa chance diminuir bastante. Assim, seguir essas orientações não é sinônimo de deixar de lado as idas ao médico e a realização de exames – muito pelo contrário, viu?

Afinal, vale relembrar: quanto mais cedo você descobrir a pressão alta, mais chances há de o diagnóstico ser feito enquanto a doença ainda está mais leve, o tratamento ser bem-sucedido e o problema não se tornar mais grave.

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos