O sedentarismo é uma das principais causas de doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.
Os dados são da Organização Mundial da Saúde e revelam a importância da prática regular de atividade física para a prevenção e tratamento desses problemas, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
De acordo com o médico cardiologista Rizzieri Gomes, pessoas com doenças cardíacas não só podem como devem praticar atividade física regularmente, pois contribui para o chamado condicionamento cardiovascular. Ou seja, a capacidade do coração de bombear sangue e conduzir oxigênio para todo o corpo.
“Com a supervisão de um médico, a atividade física pode ajudar a melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas, a redução da pressão arterial, o controle do peso, coagulação sanguínea, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória, e reduzir a pressão sanguínea, diminuindo o risco de problemas cardíacos como o AVC”, afirma ele.
Segundo o especialista, “a atividade física constante melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, ajudando a evitar a perda de massa magra, na manutenção da saúde óssea e corporal”. Além disso, reduz o risco de fraturas, de hipertensão, doença cardíaca coronária, diabetes, câncer de cólon e de mama, depressão e ansiedade.
Como prevenir doenças cardíacas?
Conforme o médico, existem alguns hábitos que ajudam a aumentar o condicionamento cardiovascular e, assim, prevenir as doenças cardíacas. Abaixo, ele elenca 6 dicas que auxiliam nesse sentido.
- Aposte no treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) para desafiar seu corpo e queimar calorias como nunca antes;
- Explore diferentes modalidades de exercícios cardiovasculares, como corrida, ciclismo, natação ou corda, para trabalhar diferentes grupos musculares;
- Não esqueça dos exercícios de fortalecimento muscular, pois um corpo mais forte proporciona um desempenho cardiovascular ainda melhor;
- Mantenha-se hidratado. A água é a chave para um sistema cardiovascular saudável e em pleno funcionamento;
- Faça pausas corretas, pois o corpo precisa recompor suas reservas energéticas para não ter lesões e dores musculares,
- Priorize o descanso e o sono adequado para que seu corpo se recupere e esteja pronto para enfrentar os desafios cardiovasculares.