Quem nunca ficou sonhando com um pedaço de bolo ou um brigadeiro? Essa situação é normal para qualquer ser humano, mas o problema acontece quando a vontade se torna uma compulsão, sendo difícil viver sem os doces. “O vício por açúcar é uma situação em que o indivíduo têm compulsão por alimentos doces e que é impossível ficar sem eles por muito tempo”, destaca a nutróloga Luciana Carneiro. Consumir açúcar em demasia pode trazer danos à saúde inimagináveis, por isso é necessário combater o vício. Confira algumas dicas para ajudar no autocontrole!
Motivos para fugir do açúcar
- Não alimenta, apenas drena e consome as vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio, pelas exigências da sua digestão e metabolismo.
- Quando ingerido com outros alimentos, estes ficam retidos no estômago, aumentando a atividade dos sucos gástricos que, por sua vez, aumentam a acidez estomacal.
- O excesso do açúcar predispõe o diabetes e o aumento de gordura no sangue.
- Causa fermentação, principalmente se ingerido como sobremesa.
- Afeta os órgãos, pois o excesso transforma-se em gordura, predispondo à obesidade e ao depósito de gorduras no fígado, coração e rins.
- No intestino, destrói as bactérias benéficas, aumentando a população dos parasitas intestinais, especialmente o Candida albicans, fungo que provoca candidíase.
- Altera o equilíbrio hormonal e enfraquece os ossos, tornando o sangue ácido.
- Deprime o sistema imunológico.
- Inibe a produção de enzimas digestivas, interferindo na síntese e digestão de proteínas.
- Alimenta células cancerígenas, pois a elevação da insulina faz com que fatores de crescimento semelhantes à insulina (IGF) estimulem o desenvolvimento das células cancerosas e a capacidade de invadir outros tecidos.
Trocas benéficas
Quando a vontade em consumir doces aumentar, o indicado é substituir alimentos com excesso de açúcar por outros mais saudáveis:
- Troque os refrigerantes por sucos naturais que não precisam ser adoçados como laranja, mamão com acerola e melancia
- Prefira os chocolates que contenham, pelo menos, 70% de cacau
- Ao invés de consumir os doces industrializados, opte pelos caseiros
- Quando puder, sempre troque os doces por frutas
- Quando as frutas não lhe agradarem, uma boa escolha é misturá-las a gelatinas e creme de leite feito com soja
- Quando for adoçar alguma bebida, troque o açúcar pelo mel ou adoçante à base de estévia
- É importante ressaltar que nada em excesso faz bem ao organismo, dessa forma, o ideal é equilibrar o consumo dos alimentos
Para não sentir falta
Mesmo para quem está habituado ao consumo de guloseimas é possível ficar sem elas. A solução pode estar em uma reeducação alimentar. “Se essa pessoa estiver dentro de um plano de reeducação alimentar, fazendo seis refeições ao dia, ingerindo carboidratos complexos a cada três horas e todos os outros alimentos da pirâmide alimentar, dificilmente sentirá algum desconforto em relação à falta de doces”, pontua Luciana. O mesmo não acontece com pessoas que adotam as famosas “dietas milagrosas”. Estas sim podem sentir muita falta dos doces na alimentação.
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Luciana Carneiro, nutróloga e Paula Castilho, nutricionista
LEIA MAIS
- Controle o que seu filho consome e garanta mais saúde!
- Confira 5 dicas para cortá-lo da sua dieta!
- Adoçante ou mel? Escolha a melhor opção para a dieta