Os músculos são muito importantes para a saúde – tanto que são um grande marcador de longevidade. “Esse é um órgão de fundamental importância para o processo de envelhecimento, desde produção muscular, regulação metabólica, regulação hormonal e auxílio na autonomia do processo de envelhecimento, juntamente com a função cognitiva preservada”, explica a nutróloga Renata Martins.
E, segundo ela, muitas pessoas acabam perdendo esses músculos por alguns erros bobos no dia a dia que podem ser evitados.
“Músculo vale mais do que ouro, por isso, perdê-lo é algo que devemos evitar. Pois a partir do momento que a estrutura muscular é comprometida, se compromete a imunidade, a autonomia no processo de envelhecimento, acontece um impacto na longevidade e na prevenção de outras doenças”, ressalta.
Confira abaixo três erros comuns que atrapalham a ganhar músculo, de acordo com a especialista:
Ingestão calórica insuficiente
Um erro comum é uma dieta restritiva que foca demais no emagrecimento e esquece que, para o músculo crescer, é importante ter energia. Consumir proteína é importante, mas o carboidrato é uma fonte de energia preferida dos músculos.
Treino e sono inadequados
Outro dos erros que atrapalham a ganhar músculo é o treino insuficiente que não foca em resistência e força para que a massa muscular cresça.
“É importante ter atividade física de “forma inegociável”. Também é preciso entender que fazer exercícios de força resistida é uma obrigatoriedade e podem ser realizados, no mínimo, três vezes por semana. Ressaltando que é importante ter uma orientação especializada”, explica.
Além disso, nos dias de hoje, a falta de um sono de qualidade, ou seja, dormir menos horas do que o nosso corpo precisa, impacta na saúde muscular de muita gente.
Falta de auxílio especializado e exames
É fundamental ter um especialista na área de saúde que saiba te orientar, baseado na literatura e nas evidências científicas, para ter construção de massa muscular de maneira saudável e sustentável.
Outro ponto que vale considerar é a importância da solicitação de exames laboratoriais. Existem suplementos que ajudam em regulações metabólicas e podem auxiliar a síntese proteica, se for preciso no seu caso, porém um médico deve analisar isso.