No inverno, é comum que muitas pessoas tenham dificuldade para dormir. Estudos indicam que a temperatura ideal para o descanso é entre 18 °C e 22 °C, e como em estações mais frias os termômetros baixam para além disso, essa realidade passa a ser bem próxima a de muitos brasileiros.
Segundo dados da SleepUp, uma plataforma que utiliza terapia digital para ajudar no tratamento da insônia, a porcentagem de pessoas que enfrentam desafios nesse sentido chega a 24%. Aqueles que têm algum problema respiratório tem ainda mais dificuldade, já que esse tipo de doença costuma ficar pior nas temperaturas baixas.
A grande questão é que, para conseguir dormir no frio, muitas pessoas recorrem ao uso do celular na cama, o que é também prejudicial e atrapalha um bom sono.
Quer saber como diminuir esse problema e conseguir dormir no frio? Veja a seguir dicas de Gabriel Pires, diretor de pesquisa da SleepUp:
Se aqueça bastante, mas sem exageros
Utilize pijamas ou roupas quentes e confortáveis para dormir. Além disso, tenha um cobertor reforçado e de fácil acesso para o caso de sentir mais frio durante a noite.
No entanto, cuidado para não se aquecer demais, pois isso também pode atrapalhar o sono.
Tome cuidado com alergias
Caso você tenha asma, rinite ou outros problemas respiratórios, tenha cuidado para não usar roupas ou cobertores que possam piorar ou causar alergias. Isso tornará a tarefa de dormir à noite ainda mais complicada.
Uma bebida quente pode ajudar!
Dormir no frio pode ficar bem mais fácil com uma bebida quente. Só cuidado para não exagerar na quantidade e precisar acordar para ir no banheiro no meio da noite.
Evite bebidas que atrapalham o sono
Por mais que as bebidas quentes possam ajudar, evite aquelas que sejam estimulantes, como o chá-mate e o chá-verde. Evite também as bebidas alcoólicas.
Evite eletrônicos
Pode ser tentador passar mais tempo deitado debaixo das cobertas, mas evite permanecer na cama além do período em que de fato for dormir, ou seja, não fique vendo TV, usando internet ou celular.
Nunca use remédios para dormir sem prescrição
Não recorra a remédios para dormir sem acompanhamento médico. Dê preferência a soluções não farmacológicas e que tratam as causas do problema.