Saúde

Mudanças climáticas têm impacto nas doenças de pele? Entenda

Especialista explica como o aquecimento global e as mudanças climáticas afetam as doenças de pele e como se cuidar

Saiba como as mudanças climáticas afetam as doenças de pele - Shutterstock

Nos últimos tempos, as temperaturas médias estão cada vez mais altas em diversas áreas do planeta, o que acende um alerta sobre o aquecimento global. Com base nas análises mais recentes do ERA5, conduzido pelo Serviço de Mudança Climática Copernicus (C3S), por exemplo, 2024 teve o mês de junho mais quente já documentado.

Esse aumento das temperaturas pode ter diversas consequências, sendo uma delas os malefícios para a pele. Esse órgão tão importante para o ser humano, que serve como uma barreira física contra radiação, lesões, bactérias, entre outras coisas, sofre bastante com o clima quente demais. E pior: as temperaturas altas podem até causar certas doenças de pele.

“Mudanças de tempo repentinas podem causar reflexos sobre o tecido cutâneo. Eventos como o aquecimento global, com inundações, calor intenso e incêndios florestais podem gerar doenças de pele”, relata a médica dermatologista Fátima Tubini.

Algumas das doenças de pele que podem piorar ou surgir por conta disso são feridas, queimadura e infecções bacterianas ou fúngicas. Além disso, caso ocorram inundações causadas pelo aquecimento global e a pessoa entre em contato com água contaminada de esgoto e produtos químicos, pode aparecer a dermatite de contato.

Cuidados necessários

É fundamental ficar atento às mudanças climáticas e ao cuidado correto com a pele, variando conforme cada temperatura momentânea.

Um dos cuidados mais essenciais é a hidratação da pele. Para isso, existem vários cremes e produtos hidratantes que você pode usar. Busque sempre aqueles que não tenham ingredientes que possam agredir a sua pele. Se manter hidratado de outras formas, como bebendo água, também é importante.

Ademais, você deve tomar outros cuidados para proteger sua pele das temperaturas cada vez mais altas, como usar filtro solar. Ainda é bom usar acessórios que ajudem com a proteção, como chapéus ou bonés.

Manter a pele sempre limpa, evitar banhos quentes e ter uma alimentação saudável são outras medidas interessantes em qualquer época.

Mais notícias como essa

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Sair da versão mobile