Marcada por inúmeras transformações hormonais, a menopausa costuma ser uma fase delicada para as mulheres, pois, além de sentirem bastante calor, elas também costumam engordar. De acordo com estudos, há uma média de ganho de 2 a 7 quilos durante este período.
“A menopausa acontece por volta dos 45 a 55 anos, após a transição do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, que pode levar a sintomas como queda dos níveis de estrogênio, hormônio que facilita o fluxo sanguíneo”, explica o nutricionista Matheus Motta.
Essa fase, segundo ele, é acompanhada de diversos outros fatores que, dependendo do perfil e hábitos de vida da mulher, podem levar ao ganho de peso e o consequente risco de doenças cardiovasculares. “Por isso, manter uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis é essencial”, conta.
Alimentos para a menopausa
Assim, o especialista recomenda aderir a uma dieta que inclua todos os grupos alimentares, sem deixar de lado o cuidado com o consumo excessivo de gorduras saturadas e açúcares.
Nesta fase, em especial, vale a pena dar destaque às oleaginosas, como amêndoas, castanhas e nozes, que auxiliam na obtenção de vitamina E, muitas vezes, ajudando a amenizar o principal sintoma desta fase, as ondas de calor.
Além disso, fontes de vitaminas B6, os vegetais e leguminosas, como espinafre, quiabo, agrião e repolho roxo, são essenciais para a formação de células vermelhas no sangue, que contribuem para o melhor funcionamento do metabolismo. Outro alimento é a banana, que auxilia na saúde dos sistemas digestivo e circulatório.
Hábitos para além da dieta
Algumas práticas complementares à dieta alimentar podem auxiliar as mulheres a lidarem com as mudanças. A mentalidade positiva, o sono e as atividades físicas também são aspectos importantes para manter a saúde do corpo e da mente.
Isso porque, além de repor energias e regular o metabolismo, que costuma ficar mais lento neste período, eles influenciam de maneira positiva no processo de emagrecimento, ajudando a perder peso e aumentar a quantidade de massa magra.
E aí, curtiu as informações? Veja essas e outras dicas no vídeo abaixo:
Fonte: Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.