É comum que, em períodos de festas, como o Carnaval, a dieta não seja 100% saudável. Afinal, a celebração é repleta de comidas típicas e bebidas alcoólicas diferentes. Porém, se essa mudança na rotina for muito desenfreada, pode causar problemas no funcionamento do organismo, especialmente do intestino.
Em períodos onde se tem uma alimentação menos balanceada, ocorre uma mudança na microbiota intestinal. Isso traz consequências, que podem ser vistas em sintomas como estufamento ou inchaços na barriga, mudança no ritmo intestinal e até mesmo o surgimento de dores abdominais. É o que explica o médico gastroenterologista Nelson Carthcart Jr.
“Em muitos casos, isso acontece porque a pessoa faz as refeições fora de hora, exagera no consumo de doces, de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas e diminui o consumo de água e de saladas”, justifica o especialista.
Maneirar um pouco, tendo um equilíbrio entre a alimentação saudável e as guloseimas e bebidas, é essencial para um intestino mais saudável no Carnaval.
Dicas para manter o intestino em dia
Para manter um intestino saudável no Carnaval, mesmo dando aquela leve exagerada, você precisa seguir algumas dicas. Dr. Nelson Carthcart Jr. lista algumas delas:
- Lembre-se da hidratação: é sempre fundamental, principalmente no verão e no período de Carnaval, manter o corpo hidratado, não só pela transpiração que aumenta, como também pelo consumo maior de bebidas alcoólicas
- Consuma fibras: o intestino ama fibras! Por isso, frutas, verduras, saladas, sementes, cúrcuma, dentre tantos outros são bem-vindos. Para um adulto, é recomendado cerca de 30 gramas ao dia
- Ingira proteínas e gorduras: ambos são fundamentais. No entanto, o médico ressalta que é preciso dar prioridade para peixes, aves e carnes vermelhas com pouca gordura. Azeites de oliva extravirgem e as oleaginosas, como castanhas e nozes, por exemplo, podem ser grandes aliados
Além disso, outros cuidados são importantes para manter um intestino saudável, não só no Carnaval. “O intestino é o nosso segundo cérebro e, por isso, são importantes os cuidados não só com a alimentação, mas sim em manter uma atividade física regular, ter uma boa noite de sono — uma média de 8 horas e cuidar da saúde mental”, explica o profissional.
Por fim, buscar um médico sempre que sentir algum sintoma ligado ao intestino é imprescindível. A prevenção é sempre o melhor caminho!