Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O vinho é uma opção bastante consumida em meses mais frios
O vinho é uma opção bastante consumida em meses mais frios - Foto: Shutterstock

Saúde

3 maneiras de consumir vinho sem abrir mão da sua dieta

O vinho é uma opção de bebida alcoólica bastante consumida no frio; veja como ingerir sem sair da dieta

Com a chegada da estação mais fria do ano, o consumo de vinho sempre aumenta, já que essa é uma bebida conhecida por “esquentar por dentro”. Todavia, para quem segue uma vida mais fitness, pode surgir um questionamento.

Afinal, é possível continuar tomando vinho sem sair da dieta? A resposta é: depende. Isso porque, o importante é sempre manter moderação e equilíbrio. Então o ideal é sempre ficar de olho e não exagerar no consumo.

Mas você sabia que é possível incluir a bebida em algumas dietas? Isso mesmo! Para te ajudar, a especialista em vinhos Andreia Berthault, conta quais opções são os mais indicados para três tipos diferentes de alimentação. Confira quais são!

Dieta cetogênica

A dieta cetogênica é conhecida por ser uma alimentação que foca na ingestão de apenas proteínas e gorduras, sem a adição de carboidratos. Por isso, costuma ser uma dieta voltada principalmente para quem quer perder peso e emagrecer.

Por sua vez, o grande problema aqui é que vinho possui açúcar, que é um carboidrato de alto índice glicêmico. “Todos os vinhos têm açúcar residual (inclusive os vinhos secos). Como a dieta cetogênica restringe o consumo de açúcar, quanto menor for o teor de açúcar residual no vinho, menos ele impactaria a dieta”, diz a especialista. Nesse sentido, a recomendação de Andreia é apostar em espumantes nature, que possuem apenas três gramas de glicose.

Dieta mediterrânea

Adeptos da dieta mediterrânea podem respirar aliviados, já que o vinho é permitido dentro deste estilo de vida, desde que ele ocorra de maneira moderada. “Mesmo que a dieta mediterrânea recomende o consumo moderado de vinho, sempre há que se tomar cuidado com a ingestão de álcool. A recomendação de uma taça de vinho tinto seco aplica-se apenas a pessoas que já possuem o hábito de consumir bebidas alcoólicas. Caso a pessoa seja abstêmia, para efeitos de saúde, a melhor opção é continuar assim, zero álcool”, comenta Andreia Berthault.

Dieta vegana

Mesmo sendo feito a partir da uva, nem sempre a bebida é uma opção 100% vegana. “Produtos de origem animal podem ser utilizados ao longo do processo de produção dos vinhos. Por exemplo, é comum que proteínas de origem animal (como claras de ovos, gelatina, caseína, dentre outras) sejam usadas com o objetivo de clarificar o vinho de forma a deixá-lo límpido e brilhante”, explica a especialista.

Portanto, as melhores opções são rótulos com indicações claras: vegano, vegan ou vegan friendly. Apesar de não serem comuns em prateleiras de supermercados, eles podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas.

Fonte: Saúde em dia; Andreia Berthault, especialista em vinhos e fundadora da escola virtual de vinhos Red Submarine.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento