Saúde

Mamoplastia redutora: saiba como funciona o procedimento

Cirurgiã plástica Beatriz Lassance explica como a mamoplastia redutora é feita e para quais casos é indicada

Mamoplastia redutora corrige o tamanho e formato dos seios - Foto: Shutterstock

A doceira Raquele Cardozo, participante do BBB 24, revelou, durante conversa com Giovanna Lima, que um dos seus maiores sonhos é realizar uma cirurgia de redução de mama. A sister sofre com dores na coluna e dificuldade para encontrar roupas devido ao tamanho dos seios. 

A cirurgiã plástica Beatriz Lassance, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, conta que o peso excessivo das mamas pode prejudicar a qualidade de vida da mulher e levar, inclusive, ao desenvolvimento de alguns problemas de saúde. 

“Seios grandes e pesados podem causar uma sobrecarga da coluna e da musculatura da região, causando dores e prejudicando a postura, a longo prazo, com inclinação dos ombros e pescoço para frente, o que é chamado de cifose”, diz. Dessa forma, a mamoplastia redutora pode oferecer uma solução eficaz para esse problema. 

O que é a mamoplastia? 

A especialista explica que a mamoplastia redutora tem como objetivo remover o excesso de glândulas mamárias, pele e gordura da região e reposicionar as mamas para que fiquem proporcionais ao restante do corpo. 

A incisão pode ser periareolar, ou seja, em torno da aréola; vertical, ligando a aréola ao sulco mamário; ou incisão em L ou T invertido, ao redor da parte superior da aréola. Assim, o tamanho, o formato e a visibilidade das cicatrizes podem variar de acordo com cada técnica. 

Atualmente, existe a possibilidade de fazer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas somente com comprovação de que o tamanho dos seios está gerando prejuízos para a saúde. “Ainda assim, a paciente precisa enfrentar uma longa lista de espera”, destaca a cirurgiã.

Cuidados pré e pós-operatórios

De acordo com a médica, os cuidados pré-operatórios da mamoplastia redutora incluem:

  • Realizar todos os exames laboratoriais solicitados pelo médico;
  • Parar o uso de cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas na semana anterior à cirurgia;
  • Fazer um jejum absoluto de sólidos e líquidos oito horas antes do procedimento.

No pós-operatório, que dura em média um mês, é fundamental sempre dormir de barriga para cima, utilizar um sutiã especial de sustentação para suportar os seios e evitar realizar exercícios físicos, esforço ou muitos movimentos com os braços. 

Os resultados da mamoplastia redutora são visíveis logo após o procedimento. No entanto, ele só pode ser realizado após os 18 anos, quando o desenvolvimento das mamas já está completo. 

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Estilo de Vida

As flores são o presente clássico no Dia das Mães, e escolher bem entre as várias opções é a dica para torná-las uma lembrança...

Estilo de Vida

Especialista da área da saúde explica como algumas dicas simples podem ajudar mulheres a ter mais qualidade de vida

Casa & Decor

Especialista explica como evitar a proliferação de microrganismos em sistemas de climatização e quais tecnologias ajudam a prevenir o problema

Sair da versão mobile