Saúde

Má postura: três adaptações possíveis para prevenir problemas na coluna

A má postura é um hábito que, se não corrigido, pode trazer sérios problemas para a saúde da coluna; saiba como evitar

A má postura pode trazer sérios problemas para a coluna - Foto: Shutterstock

Seja na escola, no trabalho ou mesmo em casa, muita gente tem o hábito de sentar-se curvado. Essa posição pode até parecer confortável no início, mas a longo prazo, além de dores, ela também pode provocar sérios problemas na coluna. 

O professor do curso de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Pedro Rizzi de Oliveira, explica que a má postura é aquela que coloca tecidos como músculo, tendão e articulações, em uma situação de sofrimento.

A má postura pode causar dores crônicas e deformidades
A má postura pode causar dores crônicas e deformidades – Foto: Shutterstock

Com isso, a coluna passa a sofrer com dores musculares e articulares, algumas até crônicas e de difícil tratamento. “Em outros casos, os desvios posturais podem não vir acompanhados de dores, mas sim de deformidades na coluna, pescoço e membros”, reforça.

Além disso, segundo Rizzi, uma má postura também pode causar dores nos braços e pernas, além de formigamento nas extremidades e sensação de peso e dormência nessas partes do corpo.

Assim, para te ajudar a prevenir esses problemas, o especialista separou algumas dicas para serem aplicadas no dia a dia a fim de melhorar a má postura. Confira:

Mantenha uma rotina de atividades física

Realizar exercícios físicos regulares é importante para manter o corpo saudável e preparado para suportar as demandas do dia a dia; 

Ergonomia no ambiente de trabalho 

Ajustar a altura e distância do monitor bem como a disposição de mesas e cadeiras é um método eficaz para se prevenir da sobrecarga do corpo durante uma jornada de trabalho

Movimente-se sempre que possível

Evitar ficar sentado na mesma posição durante períodos seguidos também ajuda a aliviar o estresse mecânico nas articulações e ossos. Se for dirigir por muito tempo, por exemplo, realize alguns movimentos para alongar o corpo e relaxar a musculatura.

Fonte: Pedro Rizzi de Oliveira, professor do curso de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Mais notícias como essa

Saúde

Especialista explica o que acontece e quais são os principais sinais do período de ovulação; veja e saiba prever o seu!

Beleza

Saiba o que causa a produção de oleosidade e quais são os cuidados necessários para evitar que a pele fique ainda mais oleosa no...

Saúde

Conheça ajustes simples nos hábitos diários que podem contribuir para apoiar seus objetivos e seu bem-estar geral

Astrologia

Os próximos dias prometem ser cheios de emoções na vida do zodíaco. Confira quais são os signos que precisam ficar atentos

Sair da versão mobile