Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A insônia pode aumentar os casos de AVC!
A insônia pode aumentar os casos de AVC!

Saúde

Insônia pode aumentar em até cinco vezes o risco de AVC!

A insônia aumenta os riscos de sofrer um Acidente Vascular Cerebral

Neurocirurgião alerta sobre a relação da insônia com o aumento dos casos de acidente vascular cerebral

No Dia Mundial do Sono, celebrado em 14 de março, uma nova pesquisa publicada na revista Neurology revela que distúrbios do sono, como ronco, insônia e apneia do sono, podem aumentar significativamente o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Com base no estudo, pessoas que apresentam mais de cinco problemas relacionados ao sono têm até cinco vezes mais chances de sofrer um derrame. Isso em comparação com outros indivíduos que tem uma boa qualidade no sono.

Insônia e doenças neurológicas

O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola destaca que a relação entre sono ruim e doenças neurológicas estão associadas, ou seja, quando a pessoa não dorme bem, tem risco maior se sofrer AVC. “O sono é, inegavelmente, um dos principais reguladores da pressão arterial e do metabolismo, quando há essa baixa qualidade no sono, o corpo perde a capacidade natural de equilibrar esses fatores, o que aumenta o risco de AVC”, explica.

Um importante estudo para a saúde

O estudo analisou dados de mais de 4.500 pessoas e apontou que tanto a falta quanto o excesso de sono podem impactar negativamente a saúde cerebral.

Os participantes que dormiam menos de cinco horas por noite tinham três vezes mais chances de sofrer um AVC. Já aqueles que dormiam mais de nove horas apresentavam um risco duas vezes maior.

Além disso, condições como apneia do sono podem triplicar as chances de um derrame. Isso porque, o sono impacta diretamente os fatores de coagulação do sangue e a oxigenação do cérebro.

Cuide do seu sono

Para o neurocirurgião, a prevenção deve seguir algumas recomendações. “Manter uma rotina de sono regular, é proteger a saúde. Para isso, é indicado evitar consumo excessivo de cafeína e álcool antes de dormir. E também buscar tratamento para distúrbios do sono é o principal para a saúde neurológica”, orienta o especialista.

Para reduzir o impacto do sono inadequado, recomenda-se a prática de uma boa higiene do sono. Isso inclui horários regulares para dormir e acordar, além de um ambiente tranquilo para o descanso. “Se a pessoa ronca muito, sente sonolência excessiva durante o dia ou tem dificuldade crônica para dormir, é fundamental buscar um especialista. O sono não tratado pode ser um fator silencioso para doenças graves, como o AVC”, ressalta.

Mais notícias como essa

Beleza

Apostar em cremes com esses ativos ajuda a tratar manchas, flacidez, rugas e outros sinais de envelhecimento na pele

Casa & Decor

As flores podem ser grandes aliadas para trazer mais qualidade de vida para você e sua família

Horóscopo

Confira as previsões da semana de 15 a 21 de Setembro para todos os signos nas áreas do amor, bem-estar, saúde, dinheiro

Astrologia

Setembro pegando fogo com tanta energia acontecendo nos astros! Confira quais signos vão se dar bem no amor essa semana