O mês de agosto é marcado pela campanha “Agosto Dourado”, que tem como objetivo alertar mães e pais sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida dos bebês. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam amamentadas exclusivamente nos primeiros seis meses de vida e, em seguida, a introdução de alimentação complementar saudável, adequada e segura, mantendo a amamentação até os dois anos de idade ou mais.
“Essa campanha é um lembrete constante da importância do aleitamento materno, não apenas como fonte de nutrição, mas também como um alicerce fundamental para o desenvolvimento da fala, linguagem e mastigação das crianças”, comenta a fundadora do Espaço Bebê e Criança, Flávia Puccini. Ela acredita que a importância de uma boa sucção durante a amamentação não pode ser subestimada, pois envolve um trabalho complexo, coordenado e essencial da boquinha do bebê. A sucção eficiente ajuda a fortalecer os músculos orofaciais, fundamentais para o desenvolvimento da fala, da mastigação e da deglutição.
“Durante a amamentação, o bebê aprende a coordenar os movimentos de língua, lábios e mandíbula, promovendo o crescimento adequado da boquinha e a respiração nasal. Este processo não apenas garante uma nutrição adequada, mas também prepara a criança para habilidades futuras, como falar claramente, mastigar corretamente e até respirar. Portanto, uma amamentação bem-sucedida é o primeiro passo para um desenvolvimento oral saudável e integral”, explica a especialista.
Cuidados na amamentação
Uma dica para as mães é prestar atenção ao conforto durante a amamentação: se está doendo, algo está errado. “A amamentação não deve causar dor; se isso ocorrer, pode ser um sinal de que o bebê não está com a sucção correta. Certifique-se de que o bebê abocanhe o mamilo e a aréola sem tensão na boquinha e não deve haver calo nos lábios do bebê. O mamilo também não deve sair amassado ou machucado”, alerta Flávia.
De acordo com a especialista, a mamada deve durar em torno de 10 a 30 minutos e os intervalos entre elas devem ser maiores que 2h. “Essas dicas irão te auxiliar a garantir uma sucção eficaz e confortável. Nesse sentido, não deixe de procurar ajuda de uma fonoaudióloga especializada, que pode oferecer orientação e técnicas para corrigir a pega e garantir uma experiência de amamentação prazerosa e saudável tanto para você quanto para o seu bebê”, finaliza.