Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como ter uma boa prevenção contra infarto
Saiba como ter uma boa prevenção contra infarto - Shutterstock

Saúde

Frio aumenta o risco de infarto: saiba como se prevenir

Especialista explica como evitar o infarto com prevenção baseada em dicas simples e hábitos saudáveis; aprenda e aplique

Com as temperaturas bem baixas nos últimos dias em várias áreas do Brasil, surgem diversas preocupações com a saúde. E não são apenas as doenças respiratórias que ocorrem com mais frequência nessas temperaturas, viu? O risco de infarto, por exemplo, pode aumentar em até 30% por conta do clima, especialmente entre pessoas mais idosas ou com fatores de risco.

Por isso mesmo, nesse período de frio a prevenção contra infarto é ainda mais importante. E, para cuidar do coração, o mais adequado é ter alguns hábitos saudáveis e seguir dicas para se proteger dos malefícios das temperaturas baixas.

Abaixo, o médico cardiologista Marco Miguita, da Cardiocat, orienta sobre como fazer isso:

Dicas de prevenção contra infarto

De acordo com o especialista, algumas medidas bem simples já podem ajudar na prevenção contra o infarto, como evitar permanecer em ambientes fechados e com muita aglomeração.

“Isso pode potencializar o risco de gripes e infecções, por isso, se não for possível evitar estar em ambientes assim, por causa do trabalho, por exemplo, o ideal é a utilização de máscaras de proteção individual”, afirma. Além disso, ao sair de casa com temperaturas baixas, é preciso estar preparado e agasalhar o corpo, utilizando blusas e outros agasalhos.

O especialista também alerta que, para hipertensos, pessoas com diabetes ou obesidade e fumantes, os cuidados devem ser em dobro. Para os idosos, a mesma coisa. Aliás, é importante sempre garantir que os idosos se agasalhem bem e consumam bastante líquido.

Por fim, é preciso lembrar que os cuidados não devem surgir apenas na época de frio. “A rotina saudável que as pessoas mantêm ao longo do ano ajudam a evitar problemas no coração quando chega a época de temperaturas mais baixas. Por isso, é sempre importante fazer exercícios regularmente e equilibrar a alimentação, com um bom consumo de frutas, verduras e legumes”, orienta o médico.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Existem vários direitos do consumidor que podem te ajudar em situações do dia a dia e você nem sabia que tem; confira alguns deles

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento