Saúde

Fertilização in vitro: conheça famosas que recorreram ao tratamento

Veja quem já recorreu à fertilização in vitro, técnica que é uma alternativa para os casais com dificuldades para engravidar

O sucesso da fertilização in vitro depende de alguns critérios - Foto: Shutterstock

Os tratamentos de reprodução assistida têm crescido cada vez mais em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Segundo o relatório do SisEmbrio divulgado em 2023, referente aos tratamentos realizados em 2022, são realizados anualmente no Brasil por volta de 40.000 ciclos de fertilização in vitro (FIV).

Segundo o mestre em medicina reprodutiva, Dr. Matheus Roque, a técnica da fertilização in vitro é composta por diferentes etapas, como a estimulação dos ovários para obter múltiplos óvulos, assim como coleta, análise, seleção e micromanipulação dos gametas. Após a fertilização, os embriões ainda são mantidos em incubadoras por alguns dias antes de finalmente serem colocados no útero da mulher. 

“Na transferência embrionária existe a possibilidade de realizar esse procedimento a fresco ou de um embrião congelado. A transferência a fresco é quando em um mesmo ciclo nós fazemos a estimulação ovariana, a coleta de óvulos, forma-se os embriões e esses embriões já são transferidos no mesmo ciclo para o útero dessa mulher. E também existe a alternativa de não transferir a fresco, mas sim congelar esses embriões para que possam ser transferidos posteriormente”, afirma o especialista. 

No Brasil, o tratamento já ganhou diversas adeptas, entre elas, nomes muito conhecidos. Confira abaixo a lista das famosas que já fizeram fertilização in vitro para realizar o sonho da maternidade.

1. Ivete Sangalo

A cantora baiana optou pela fertilização in vitro após sofrer uma gravidez ectópica e um aborto espontâneo. Marina e Helena, com atualmente 5 anos, foram frutos do tratamento.

2. Karina Bacchi

A apresentadora, de 46 anos, optou por congelar óvulos e aos 40 realizou o tratamento com sêmen doado e seus óvulos que estavam congelados. Assim, ela deu à luz ao pequeno Enrico que está com 5 anos.

3. Bárbara Evans

Para engravidar pela primeira vez, Bárbara também optou pela técnica e dessa forma conseguiu dar à luz a pequena Ayla, atualmente com 1 ano. Inicialmente, ela estava grávida de gêmeos, mas perdeu um dos bebês logo no início da gestação.

4. Viviane Araújo

A atriz recorreu inicialmente à ovodoação, já que por conta da idade, a reserva ovariana e qualidade dos óvulos diminuiria as chances de sucesso do tratamento. Após realizar a técnica com o sêmen do marido, ela deu à luz a Joaquim, hoje com 8 meses de idade.

5. Ana Hickmann

A modelo e apresentadora optou pela fertilização in vitro para acelerar o processo da gestação. Atualmente, o filho de Ana Hickmann, Alexandre, está com 9 anos.

6. Fátima Bernardes

A apresentadora também recorreu à fertilização in vitro para engravidar no ano de 1997. Com o auxílio do procedimento, Fátima deu à luz aos trigêmeos Laura, Vinícius e Beatriz.

Taxa de sucesso

No caso de Ivete, Bárbara e Fátima, as gestações foram gemelares/trigemelares, o que é bem comum em gestações que ocorrem por intermédio da reprodução humana, quando mais de um embrião é transferido para o útero da paciente. De acordo com estudos, cerca de 15 a 20% das gestações pós-fertilização in vitro são gestações múltiplas, enquanto cerca de 2% ocorrem naturalmente.

“Apesar de historicamente as gestações múltiplas serem muito frequentes devido à transferência de mais de um embrião para o útero da paciente, atualmente a tendência é que façamos a transferência de um único embrião para o útero da mulher, obtendo excelentes resultados e diminuindo-se assim as complicações que podem vir associadas às gestações múltiplas”, explica Roque.

Vale lembrar que além da qualidade do embrião e a receptividade do endométrio, a idade da mulher também pode interferir no sucesso do procedimento. Isso porque, com o avanço da idade, o estoque de óvulos vai diminuindo até que chega a um limite e a mulher entra na menopausa. 

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Sair da versão mobile