Saúde

Faz diferença cortar o açúcar da dieta? Modelo mostra o resultado

Karina Irby exibiu os efeitos da mudança alimentar nas redes sociais; especialista esclarece dúvidas sobre o tema

Influenciadora australiana ficou 42 dias sem ingerir açúcar - Foto: Reprodução / Instagram / @karinairby

Na última semana, a influenciadora australiana Karina Irby, de 33 anos, se tornou assunto nas redes sociais ao revelar que ficou 42 dias sem consumir açúcar. O macronutriente é frequentemente associado ao ganho de peso, e a modelo quis compartilhar com seus seguidores os benefícios de cortá-lo da alimentação. 

“Estou fazendo um desafio de 12 semanas sem açúcar para provar para mim que estou no controle de meus impulsos e que meus impulsos não me controlam. Se você me conhece, sabe que sou viciada em doce”, escreveu em uma rede social.

Assim, Karina publicou em seu perfil no Instagram algumas fotos de biquíni para mostrar os efeitos desse jejum sobre seu físico. Mas, embora ela tenha conseguido alcançar o objetivo inicial do desafio, o corte de açúcar da dieta parece não ter causado nenhum efeito visível no corpo da influenciadora.

De fato, reduzir o consumo de açúcar é importante para contribuir com um estilo de vida saudável e evitar o desenvolvimento de doenças como a diabetes. No entanto, muitas das suas propriedades são essenciais ao organismo.

Importância do açúcar

Principal fonte de energia para o funcionamento do corpo, o açúcar se divide em vários tipos. Mas os mais importantes, de acordo com a endocrinologista e metabologista pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), Dra. Thais Mussi, são a sacarose e a frutose

A sacarose está presente nos alimentos refinados e ajuda a reduzir o estresse e a manter o bom funcionamento do cérebro. Já a frutose, encontrada principalmente nas frutas e em alguns produtos processados, contribui para a redução da pressão arterial e o risco de doenças cardíacas. 

Afinal, o açúcar é o vilão da dieta?

Segundo a especialista, o açúcar por si só não é vilão da alimentação saudável, pelo contrário. O problema, na verdade, está na quantidade e na maneira como ele é consumido. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de açúcar não deve ultrapassar 10% das calorias diárias. Em uma dieta de 2.000 calorias, por exemplo, a quantidade equivale a 50 gramas por dia — cerca de dez colheres de chá.

Portanto, não é necessário retirar o açúcar da dieta para ter mais saúde. Para se prevenir dos malefícios, basta respeitar a quantidade diária recomendada e consultar um nutrólogo para elaborar um plano alimentar que atenda às suas necessidades nutricionais.

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Receitas

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, que trazem vários benefícios para a saúde

Receitas

Saiba como fazer um quiabo perfeito, sem baba e sequinho, para preparar uma receita deliciosa com carne moída

Estilo de Vida

Os óleos essenciais podem contribuir para o autocuidado, oferecendo diversos benefícios para o bem-estar

Sair da versão mobile