Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Maíra Cardi revelou diagnóstico de trombofilia
Maíra Cardi revelou diagnóstico de trombofilia - Foto: Reprodução / Instagram / @mairacardi

Saúde

Maíra Cardi: saiba os riscos de fazer jejum por longos períodos

Influenciadora digital revelou que está fazendo jejum prolongado; nutricionista explica os riscos para a saúde

A influenciadora digital Maíra Cardi revelou aos seus seguidores que está realizando jejum desde o dia 25 de junho. No último domingo (30), a influencer explicou em suas redes sociais que iniciou um período de abstinência da comida, bebendo apenas água. Segundo Maíra, o seu objetivo é de caráter religioso.

“Obviamente que eu sou cercada de profissionais da área da saúde, vocês já sabem. Eu tenho os meus profissionais da minha própria equipe, tenho os meus amigos, enfim. Até porque eu estudo isso a vida inteira. Eu sei o que estou fazendo”, afirmou em vídeo compartilhado no seu perfil do Instagram.

A nutricionista Juliana Vieira explica que uma pessoa consegue ficar sem se alimentar por um longo período, mas isso não significa que seja seguro ficar sem comer até o limite. A profissional alerta que a prática pode causar uma série de complicações para a saúde.

“Quando o acesso à comida é limitado por muito tempo, a pessoa pode sofrer com fraqueza muscular, falta de concentração, hipoglicemia, desmaios e desnutrição nos casos mais graves, que pode causar hipotensão e perda de eletrólitos, levando a arritmias cardíacas, redução das proteínas e diminuição do tamanho dos órgãos, incluindo o cérebro”, enfatiza.

Como fazer jejum seguro?

Para quem planeja fazer jejum para perder peso, a nutricionista recomenda a prática de jejum intermitente, em que o tempo máximo que uma pessoa pode ficar sem comer é de 24 horas. Porém, a nutricionista ressalta que a chave para o emagrecimento saudável é a adoção de uma alimentação equilibrada. “Independentemente dos motivos, é preciso lembrar que passar muitas horas sem comer pode provocar riscos à saúde”, alerta.

“Comida de verdade, rica em proteínas e em quantidade suficiente para te saciar”, continua Juliana. “Quanto mais delas você atingir, melhor a refeição. Então, atingir três dessas regras é melhor do que duas e vai te trazer os melhores resultados, inclusive de saúde, e ingerir nada, sem acompanhamento de um profissional pode causar consequências gravíssimas à saúde”, conclui a profissional. 

Mais notícias como essa

Comportamento

Especialista explica principais sinais de engasgo em crianças, o que fazer e como prevenir os casos com dicas simples

Casa & Decor

Adoção de medidas de segurança em casa são fundamentais para prevenir acidentes domésticos com as crianças durante o recesso

Pets

Vacinação, hidratação, passeios planejados e hidratação constante são alguns cuidados importantes para garantir a saúde dos pets no inverno

Saúde

Desequilíbrio na microbiota intestinal cresce no período por conta das mudanças na alimentação e rotina nas férias