Saúde

Dores no ombro: 3 dicas valiosas para aliviar o desconforto

Ortopedista revela como pequenas mudanças de hábitos no cotidiano podem ser a solução para grande parte das dores

Saiba como amenizar a dor no ombro mudando hábitos no dia a dia - Foto: Shutterstock

Trocar de roupa, pentear o cabelo e até escovar os dentes podem ser tarefas desafiadoras para quem convive com dores no ombro. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), esse tipo de incômodo é um dos mais relatados pelos pacientes, ficando atrás apenas das dores nos joelhos e na coluna.

Isso porque, o ombro é a articulação de maior mobilidade do corpo humano e a que mais usamos para as tarefas diárias. Sendo assim, são as mais suscetíveis a lesões inflamatórias por movimentos excessivos e repetitivos, como tendinites e bursites, além das doenças degenerativas e traumáticas.

Para o ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, Dr. Layron Alves, quando essas dores ainda não são sintomas de uma doença, como artrose, fraturas e inflamações, é possível amenizá-las com algumas pequenas mudanças de hábitos. Abaixo, ele revela 3 grandes dicas:

Corrija a postura

Há uma série de hábitos que ocasionam as dores nos ombros, entre elas, a má postura. “As pessoas não imaginam que a coluna pode interferir diretamente no ombro. Mas, quando uma coluna está desalinhada, isso gera algumas tensões musculares na região da escápula, que consequentemente aumenta a sobrecarga dos tendões do ombro. E isso significa dor”, alerta.

Por isso, se você costuma passar longos períodos sentada, levante-se algumas vezes e faça leves alongamentos. Cruze os braços, um de cada vez, na frente do tórax e pressione-o junto ao peito. Realize também rotações do pescoço e flexões laterais, por exemplo. Isso ajudará a reduzir a tensão nos ombros e, consequentemente, a dor.

Reduza o estresse

Outro ponto muito comum, mas pouco relacionado às dores nos ombros é o estresse. Além de dores de cabeça, mudanças na pressão arterial e no humor, ficar estressado acaba deixando os músculos rígidos e tensionados, o que se manifesta em quadros de dor no corpo, inclusive nos ombros.

“Quando falamos de estresse e tensão, é comum que as pessoas busquem a solução do problema em relaxantes musculares. Mas, antes de fazer uso de um medicamento e acabar tratando apenas o sintoma, o ideal é tratar a causa da dor, procurando atividades relaxantes, que possam equilibrar a tensão do dia a dia como hobbies, meditação e massagens”, recomenda.

Faça atividades físicas

A última dica do ortopedista não é um segredo, no entanto, a simples falta da atividade física na rotina ainda faz muita gente sofrer com dores nos ombros e em outras partes do corpo. Isso porque, quando o corpo é submetido a exercícios físicos, ocorre a liberação de endorfina, o hormônio responsável por reduzir a dor e provocar a sensação de alívio e de prazer.

Consulte um especialista

Apesar das dicas, que podem ajudar a amenizar o desconforto nos ombros, é importante também estar atenta a recorrência e a intensidade da dor. Segundo o Dr. Layron, dores causadas por inflamações e traumas não irão diminuir. O ideal, nestes casos, é sempre passar por uma consulta médica para que o quadro seja tratado de acordo com o histórico clínico do paciente. 

Fonte: Dr. Layron Alves, ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo e sócio da Clínica Larc.

Mais notícias como essa

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile