Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dislexia: saiba como identificar os sinais do transtorno em crianças
A dislexia é um transtorno que afeta o domínio da leitura e escrita - Foto: Shuttestock

Saúde

Dislexia: como identificar os sinais do transtorno em crianças

O diagnóstico da dislexia ainda na infância é importante para iniciar o tratamento e garantir qualidade de vida na fase adulta

Hoje, 16 de novembro, é o Dia Nacional de Atenção à Dislexia. Transtorno específico de aprendizagem que atinge entre 5% e 17% da população mundial, de acordo com Associação Brasileira de Dislexia (ABD). 

O distúrbio, que pode ser leve, moderado ou severo, prejudica os processos de leitura e escrita, afetando o rendimento escolar das crianças. Por isso, em caso de suspeita da dislexia, é necessário a análise de um especialista, como destaca o médico psiquiatra, Vinícius Pedreira.

“A atenção dentro de casa e nas salas de aula deve ser redobrada a qualquer sinal de dificuldade no desenvolvimento da criança ou adolescente. É nessa fase que os primeiros sinais se manifestam, e o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento rápido, com o intuito de garantir qualidade de vida na realização de tarefas diárias desse portador”. 

Entre os principais sinais da dislexia, estão: dispersão, falta de atenção, atraso da fala e linguagem, dificuldade em aprender rimas e canções, atraso na coordenação motora, falta de interesse por livros e desorganização contínua.

Causas da dislexia

Na maioria dos casos, a dislexia se desenvolve por fatores genéticos. No entanto, problemas estruturais cerebrais e desenvolvimento tardio do sistema nervoso central também podem desencadeá-la.

Com isso, o paciente tem dificuldade para associar sons a letras, o que acaba atrapalhando na interpretação das sílabas que leva à formação das palavras. Além disso, pode afetar a compreensão e resolução de conceitos e símbolos matemáticos. 

“Como em qualquer ação do corpo humano, os atos de ler e escrever percorrem vários caminhos no cérebro. Esse percurso no cérebro do disléxico sofre desvios, gerando as dificuldades”, explica o psiquiatra.

Diagnóstico

O diagnóstico da dislexia pode ser feito por uma equipe multidisciplinar. Ou seja, por especialistas de diferentes áreas, como um neuropediatra e fonoaudiólogo. Além de realizar alguns testes, esses profissionais também irão analisar o quadro clínico e histórico da criança para identificar os sintomas do transtorno.

Fonte: Dr. Vinícius Pedreira, médico psiquiatra e professor do curso de Medicina da Faculdade Unime Lauro de Freitas.

Mais notícias como essa

Saúde

Uso do material sem orientação de um especialista para substituir ou restaurar dentes pode levar a sérios problemas odontológicos

Receitas

Especialista explica a quantidade correta de proteínas no ganho muscular e se a escolha do alimento também faz diferença

Estilo de Vida

Controle e escolha correta dos conteúdos acessados são algumas das maneiras de fugir do brain rot e usar as redes sociais de forma saudável

Saúde

Evitar locais com água parada, utilizar inseticidas e instalar telas de proteção em portas e janelas são medidas contra o Aedes aegypti