Saúde

Confira 7 dietas para emagrecer que realmente funcionam

Saiba agora quais dietas para emagrecer contribuem de fato para a perda de peso sem fazer você passar fome

Dietas para emagrecer que são restritivas oferecem risco à saúde - Foto: Shutterstock

O que não falta por aí são dietas para emagrecer que prometem fazer você perder peso em pouco tempo. O problema é que algumas delas oferecem um alto déficit calórico, que além de perigoso à saúde, também é insustentável a longo prazo. 

O déficit calórico é o principal ponto para quem deseja emagrecer de forma saudável. Nele, você consome menos calorias do que gasta. Quando o déficit calórico de uma dieta é muito alto, você até queima gordura no início, mas depois recupera tudo de novo – o famoso efeito sanfona

Por isso, o segredo para conseguir emagrecer e não engordar novamente é traçar um plano alimentar sustentável. Pensando nisso, separamos abaixo 7 tipos de dietas para emagrecer que realmente funcionam. Confira:

Dieta mediterrânea 

Ela tem como base os alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras e gorduras boas, como azeite e oleaginosas, além de proteínas como leite, queijos e frutos do mar. Já alimentos industrializados e embutidos são restringidos pela dieta. 

Dieta funcional

Os alimentos funcionais são ricos em nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Esses nutrientes ajudam a manter o corpo saudável e funcionando corretamente, apoiando funções vitais como o crescimento, o desenvolvimento e a reparação celular. 

Dieta saborosa

Ela é formada por um cardápio variado com alimentos saborosos e nutritivos preparados de diversas formas: grelhados, assados e temperados com especiarias que deixam a comida ainda mais gostosa. 

Dieta acessível

Outra sugestão de dieta para emagrecer é compor um cardápio saudável com alimentos sazonais. Ou seja, alimentos colhidos de acordo com a sua época de safra. Além de mais baratos, esses produtos ficam ainda mais saborosos quando consumidos na época de colheita.

Dieta low carb

Além de contribuir para o emagrecimento, ela também proporciona excelentes benefícios à saúde. No entanto, sem um acompanhamento nutricional, essa estratégia alimentar pode não render os resultados esperados.

Dieta mind

Ela é baseada em um cardápio composto por alimentos naturais, como frutas, legumes, vegetais, oleaginosas, peixes e aves. Dessa forma, há uma restrição para produtos ultraprocessados que geralmente são pobres em nutrientes e possuem excesso de açúcar.

Jejum intermitente 

Essa dieta alterna períodos de jejum e períodos de alimentação balanceada. Ela reduz os níveis de insulina, contribui para perder gordura e aumenta a qualidade de vida devido à restrição calórica imposta pelo jejum.

Fontes: Saúde em Dia; Dra. Tatiana Amalfi, nutricionista; Dra. Cris Ribas Esperança, nutricionista funcional; Dra. Adriana Stavro, nutricionista; Dr. Guilherme Corradi, médico especialista em medicina do esporte.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile