Saúde

Sedentarismo: 5 dicas para se tornar uma pessoa mais ativa

Estilo de vida sedentário eleva o risco de doenças crônicas e diminui a expectativa de vida

Veja dicas para combater o sedentarismo - Foto: Shutterstock

O sedentarismo é um dos maiores desafios da sociedade atualmente. As diversas mudanças e inovações tecnológicas fizeram com que a maioria das pessoas perdesse a necessidade direta de realizar atividades físicas, desde as mais rotineiras, como andar a pé, até as mais estruturadas, como praticar esportes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial adulta é fisicamente inativa. No Brasil, dados do IBGE indicam que 47% dos brasileiros adultos e 84% dos jovens são sedentários. Esse cenário contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas, além de reduzir a expectativa de vida.

A solução para o problema é incluir mais atividades físicas no dia a dia de forma natural, reforça o educador físico Tauan Gomes. “Para escapar do sedentarismo, é importante incluir atividades físicas de forma natural no dia a dia. Mesmo com rotinas corridas, encontrar tempo para manter o corpo ativo é fundamental para a saúde”. 

Abaixo, o especialista listou algumas dicas que podem ajudar a  se tornar uma pessoa mais ativa e combater o sedentarismo:

1. Incorpore atividade física na rotina

Para sair do sedentarismo não é necessário fazer academia ou praticar algum esporte. Pequenas movimentações no dia a dia já ajudam a se tornar uma pessoa mais ativa, como, por exemplo, usar escadas no lugar do elevador, ir a pé para locais próximos ao invés de usar o carro e passear com o cachorro pelo quarteirão. 

2. Buscar algo que goste

Muitas vezes, não é a atividade física em si que te desmotiva e sim a específica que escolheu. Existem diversas atividades que você pode incorporar na sua rotina para sair do sedentarismo, basta escolher a que tem mais afinidade como futebol, dança, corrida, ciclismo, artes marciais, musculação, entre outras.

3. Crie o hábito

Nossa vida é movida a hábitos, então transforme o exercício físico em um hábito também. Defina um horário, evite fugir dele, escolha durações realistas para não desmotivar com o tempo. No longo prazo a atividade física vai se tornar totalmente natural para você. 

4. Metas de passos

Uma das atividades físicas mais simples e rotineiras que se pode fazer é caminhar. Ela pode ser incorporada com muita facilidade no seu dia a dia e você pode definir uma meta de passos diária. Inclusive, existem vários aplicativos de celular que ajudam com isso. 

5. Foque em atividades em grupo

O ser humano é sociável, por isso, transformar o exercício em uma atividade social ajuda a torná-la mais prazerosa. Convide amigos para praticar um novo esporte ou faça novas amizades durante a prática de atividades físicas realizadas em grupo. 

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile