Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dermatite seborreica: causas, sintomas e como controlar
A dermatite seborreica caracteriza-se pela descamação da pele - Foto: Shutterstock

Saúde

Dermatite seborreica: causas, sintomas e como controlar

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica na pele e pode surgir em diversas áreas do corpo, principalmente o couro cabeludo

A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, é uma condição de pele comum, caracterizada pela formação de escamas brancas que descamam e se soltam, aparecendo nas roupas ou na raiz dos cabelos. Por isso, pode causar desconforto e constrangimento nas pessoas. 

“A dermatite seborreica é uma inflamação crônica na pele e pode surgir em diversas áreas do corpo, principalmente naquelas que possuem um grande número de glândulas sebáceas, causando descamação da pele”, explica a tricologista Ana Carina Junqueira. 

Por ser uma condição crônica, há períodos de melhora e piora dos sintomas, que podem persistir por meses ou até anos. “A condição também pode resultar em manchas vermelhas, irritação e coceira, ocasionando feridas ainda maiores”, revela Junqueira.

Embora a caspa atinja principalmente o couro cabeludo, ela pode afetar também outras regiões do corpo. Alguns exemplos são as sobrancelhas e cantos do nariz, orelhas e o tórax. 

Causas da dermatite seborreica

A dermatite seborreica pode ser provocada por fatores genéticos ou externos, como alergias, estresse, fadiga e ansiedade, por exemplo. No entanto, o aumento do sebo e a proliferação de fungos já habitantes da pele também podem contribuir para o surgimento da doença. 

“A ingestão de álcool, alguns medicamentos e o tempo frio e seco também costumam ser culpados pela caspa”, alerta a tricologista fundadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Medicina Capilar (IBEMC).

Como controlar a condição?

Não há cura para a dermatite seborreica, entretanto, existem tratamentos de controle para a condição. Entre eles, o uso de produtos para tratar e eliminar a caspa e o acompanhamento médico. 

Além desses, a especialista destaca outros hábitos úteis para ajudar na situação, como tomar banhos mornos, não prender os cabelos molhados, manter o couro cabeludo seco, ter uma alimentação balanceada, garantir uma boa noite de sono e cuidar da saúde emocional.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Às vezes, os idosos sentem menos sede e, assim, acabam bebendo menos água, então é necessário ter certos cuidados especiais com eles

Saúde

Não ir ao banheiro por muito tempo ou notar mudanças nas fezes podem ser sinais de que há algo de errado com a sua...

Casa & Decor

Especialista dá dicas de cuidados essenciais para cultivar sua própria horta em casa ou apartamento