A febre do morango do amor tem chamado a atenção de odontologistas devido aos riscos do seu consumo para a saúde bucal. Esta semana, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou um comunicado alertando que o doce pode ser “perigoso” a quem usa aparelhos ortodônticos e próteses dentárias.
A guloseima, inspirada na tradicional maçã do amor, é feita com morango coberto por brigadeiro branco e uma camada de caramelo duro. Feita basicamente de açúcar derretido, ela se transforma em uma camada rígida e espessa quando resfriado, o que pode causar fraturas nos dentes.
“Na prática, esse doce funciona literalmente como uma ‘pegadinha’ para os dentes. Se a calda estiver muito dura, a pessoa pode acabar trincando ou até quebrando um dente ao morder o doce”, alerta o cirurgião-dentista Bruno Matias, especialista em implantodontia e mestre em odontologia digital. Segundo ele, dentes com restaurações, próteses ou mais sensíveis são ainda mais vulneráveis ao impacto.
Riscos de cárie e erosão dentária
Nas redes sociais, como TikTok e Instagram, onde o morango do amor viralizou nas últimas semanas, vídeos mostram versões gourmetizadas do quitute, com confeiteiros apostando em caldas com glitter comestível, coberturas extras e até recheios.
As receitas são deliciosas, mas o excesso de açúcar pode contribuir para o aparecimento de cáries nos dentes. De acordo com o dentista, o açúcar gruda com facilidade nos dentes, alimentando as bactérias causadoras da doença, especialmente se a higienização não for feita de forma adequada logo após o consumo.
Além disso, a acidez do morango pode acarretar no desgaste dos dentes, principal causa da sensibilidade dentária. Segundo o especialista, o contato do ácido da fruta com os dentes enfraquece o esmalte dentário, deixando os dentes sensíveis e amarelados.
“Quando combinado com o ataque do açúcar da calda, o efeito corrosivo se intensifica”, explica Bruno. “Em casos mais graves, o consumo frequente, sem escovação adequada, pode levar à necessidade de restaurações ou implantes”, alerta.
Como aproveitar o morango do amor sem culpa
Para quem deseja consumir o doce, o cirurgião-dentista dá algumas recomendações:
- Se for consumir, prefira comer o doce após uma refeição principal e evite beliscar ao longo do dia;
- Faça a higiene bucal imediatamente após o consumo, mas aguarde, no mínimo, 15 minutos para escovar os dentes;
- Evitar morder diretamente a camada de caramelo. Utilize uma faca para quebrar a crosta, evitando impacto direto com os dentes.