Saúde

Desidratação infantil: saiba como proteger as crianças no verão

Sinais de desidratação em crianças exige atenção no verão; veja quais são os sintomas e como prevenir

Veja cuidados para prevenir a desidratação em crianças - Foto: Shutterstock

Com a chegada do verão e as férias escolares, os pais e responsáveis devem ficar atentos com a saúde das crianças. Nesta época do ano, o cuidado com os pequenos precisa ser redobrado, principalmente com alimentação, hidratação e com o calor intenso da estação. 

O coordenador da UTI Pediátrica do Hospital Icaraí, Gabriel Farias, comenta que as principais queixas durante o verão são doenças como desidratação, intoxicação alimentar, insolação, micoses, entre outros. 

De acordo com o médico, os sinais de alerta costumam ser: boca seca, sonolência, irritação, ausência de lágrimas ao chorar e urina escura, que podem ser sinais de desidratação. 

Desidratação em crianças 

Comum nessa época do ano, a desidratação infantil costuma ser causada pela perda excessiva de líquido, por exemplo, decorrente de vômitos e/ou diarreia. Entre os sinais e sintomas estão: 

  • Brincar e falar menos;
  • Estar irritada e rabugenta;
  • Chorar sem lágrimas;
  • Boca seca;
  • Ter afundamento dos olhos e das bochechas;
  • Perder peso em apenas alguns dias;
  • Urinar menos de duas ou três vezes por dia.

A desidratação infantil pode ser evitada com a adoção de alguns cuidados. De acordo com Gabriel, sintomas como vômitos, febre ou desmaios exigem avaliação imediata. “Saiba reconhecer os sinais e, se necessário, procure a emergência pediátrica”, alerta o especialista. 

Cuidados com a saúde

A falta de certos cuidados, como o uso inadequado do protetor solar, exposição excessiva ao sol, pouca hidratação e alimentação não saudável, podem comprometer a saúde das crianças no verão. 

Conforme o médico, o consumo de líquidos é fundamental para a prevenção da desidratação. O ideal é oferecer água própria para o consumo em vez de sucos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas.

“Para prevenir, ofereça água regularmente, aposte em frutas ricas em líquido (como melancia e laranja) e evite exposição solar em horários de pico (das 10h às 16h)”, orienta Gabriel. 

Mais notícias como essa

Moda

Cada ano, surgem diversas tendências da moda novas, e em 2025 não é diferente; confira o que usar para arrasar nos próximos meses

Beleza

Leves e fáceis de transportar, os produtos em stick oferecem praticidade e facilidade na hora da aplicação

Casa & Decor

Parece que não vai caber tudo na sua mala de viagem nessas férias? Veja essas dicas para organizar os itens da melhor forma possível

Receitas

Nutricionista ensina como preparar diferentes tipos de assados e técnicas de como assar cada um

Sair da versão mobile