Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A canelite é uma condição que causa sensibilidade na canela e dificuldade para caminhar; médico explica o tratamento
Canelite causa dor e sensibilidade na canela - Foto: Shutterstock

Saúde

Canelite: saiba como reconhecer e tratar a inflamação

A canelite é uma condição que causa sensibilidade na canela e dificuldade para caminhar; médico explica o tratamento

A canelite, também conhecida como síndrome do estresse tibial medial, é uma condição comum que causa dor ao longo da borda interna da tíbia devido à inflamação dos tecidos moles ao redor do osso. 

O problema provoca dor e sensibilidade na canela, causando dificuldade para caminhar. A dor pode ser leve no início, mas pode se tornar mais intensa com o tempo e interferir nas atividades diárias. 

De acordo com o ortopedista especialista em medicina do esporte, Wander Ama, a canelite costuma acometer dançarinos, corredores e praticantes de atividades que que envolvem corrida repetitiva ou impacto nos membros inferiores

Além disso, fatores como músculos da perna fracos, desalinhamento biomecânico, calçados inadequados e aumento repentino na intensidade ou duração da atividade física podem contribuir para o desenvolvimento da canelite.

Como é feito o tratamento?

O tratamento da canelite pode envolver repouso, aplicação de gelo, uso de anti-inflamatórios não esteróides para reduzir a dor e a inflamação e adaptações no treinamento esportivo. 

Também exige fisioterapia para fortalecimento muscular e alongamento, uso de palmilhas ou calçados adequados e imobilização em casos mais graves. “É importante consultar um médico ou fisioterapeuta para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado para a canelite”, orienta Wander. 

Prevenção 

Para prevenir o surgimento da canelite, o ortopedista também enfatiza a necessidade de uma recuperação adequada entre os treinos, o que inclui descanso suficiente, nutrição balanceada e hidratação adequada como forma de evitar lesões. 

Wander sugere que os corredores realizem avaliações periódicas com profissionais de saúde para monitorar seu progresso e adaptar o treinamento conforme necessário. Assim, é possível não apenas melhorar o desempenho, mas também minimizar o risco de lesões, garantindo uma prática esportiva segura e sustentável. 

“O acompanhamento médico regular, aliado a um programa de treinamento bem estruturado e o uso de equipamentos adequados, são fundamentais para prevenir lesões como a canelite”, conclui Wander. 

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos