Saúde

É possível fazer dieta e comer chocolate? Médico explica

Alimento pode fazer parte da dieta saudável, porém nem todos os tipos de chocolate são indicados para o consumo

Veja dicas para comer chocolate sem atrapalhar a dieta - Foto: Shutterstock

Alimento queridinho de muitas pessoas, o chocolate é comumente taxado como vilão da dieta saudável. Mas será que ele realmente faz mal para quem está em processo de emagrecimento?

De acordo com o médico Dr. Cristiano Merheb, é possível, sim, consumir o chocolate sem comprometer a dieta. Entretanto, nem todos os tipos de chocolate são indicados para o consumo. 

“Determinados chocolates, como o ao leite, são inimigos da perda de peso e contêm uma grande quantidade de açúcar”, comenta o médico com foco em emagrecimento, rejuvenescimento, longevidade e vida saudável. 

Qual o melhor chocolate para a dieta?

As versões mais indicadas são aquelas que têm a concentração de cacau maior do que 70% em sua composição. “Elas possuem menor quantidade de açúcares”, comenta Cristiano. 

O chocolate amargo é rico em flavonoides, que atuam como antioxidantes para o corpo e combatem os radicais livres. No entanto, o seu consumo deve ser feito com estratégia, através de uma dieta individualizada orientada por um especialista.

“Não é aconselhável ingerir uma barra por dia, por exemplo. Sugiro incluir na alimentação em torno de 20 a 25 gr/por dia de chocolate amargo, que equivale a dois ou três quadradinhos de uma barra”, aconselha o médico. 

Além disso, é importante prestar atenção ao consumo de chocolates que se intitulam diet. O médico explica que muitas vezes eles são mais calóricos do que as versões convencionais. 

“Por serem feitas para diabéticos, contém adoçantes. No entanto, para manter o sabor e consistência, os fabricantes costumam compensar nas gorduras hidrogenadas”, alerta.

Quando comer chocolate?

Merheb afirma que o melhor horário para consumir o chocolate é aquele em que tem vontade e consegue comer em paz. “Você não vai comer chocolate todo dia se não tiver vontade. Por isso, é importante prestar atenção se esse desejo não pode vir mascarado de outro sentimento, como a ansiedade, que nos faz querer ingerir mais doces. Vale lembrar que para evitar interrupções na qualidade do sono, é recomendado evitar o consumo próximo à hora de dormir”, finaliza.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista explica que, além dos alimentos, há alguns suplementos que são bons para a flacidez; entenda quais são eles

Saúde

A toxina botulínica pode ser usada para ajudar no relaxamento dos músculos faciais, aliviando sintomas do bruxismo

Amor e Sexo

Especialista explica os motivos de manter uma vida sexual saudável mesmo após a menopausa

Saúde

A apresentadora Sabrina Sato perdeu o bebê que esperava com o ator Nicolas Prattes; médico explica as causas

Sair da versão mobile