Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra mitos sobre a cirurgia bariátrica
Descubra mitos sobre a cirurgia bariátrica - Shutterstock

Saúde

Cirurgia bariátrica: 5 mitos sobre o procedimento

A cirurgia bariátrica exige muita pesquisa e reflexão antes de ser realizada; entenda melhor o que é mito e o que é verdade sobre ela

A obesidade é uma doença crônica e complexa que traz vários malefícios para a saúde e qualidade de vida de uma pessoa. Ela também é bastante comum, afetando cerca de 34% dos brasileiros atualmente. O mais indicado para muitos dos casos é tentar vencer o problema com uma mudança de hábitos, porém quando isso não surte efeito pode ser recomendada a cirurgia bariátrica.

Vale lembrar que, mesmo com o procedimento, é necessário depois começar a se alimentar melhor e fazer exercícios, para que a obesidade não volte. Além disso, não são todos que se enquadram no perfil para realizar o procedimento, sendo necessário, por exemplo, ter IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40 kg/m² ou de 35 kg/m² com doenças agravadas pela obesidade.

Porém, mesmo para quem está dentro das exigências para a cirurgia, é preciso conhecer bem o procedimento e entendê-lo, a fim de não ter nenhum problema ou dúvida.

Para te ajudar com isso, o Dr. José Afonso Sallet, Mestre em Cirurgia Digestiva pela UNICAMP e Médico-Diretor do Instituto de Medicina Sallet, separou a seguir 5 mitos sobre a cirurgia bariátrica:

A maioria das pessoas recupera o peso após a cirurgia bariátrica – Mito

Apesar de ser possível isso ocorrer, caso a pessoa não se cuide após a cirurgia, não é a maioria dos casos. “Os estudos de longo prazo mostram que muitos pacientes conseguem manter uma perda de peso significativa, especialmente aqueles que seguem rigorosamente as orientações médicas e adotam um estilo de vida saudável”, conta o Dr. Sallet.

Não é possível engravidar após a cirurgia – Mito

Segundo o especialista, a cirurgia bariátrica não impede a gravidez. “Muito pelo contrário. O ideal é fazer a cirurgia antes de pensar em uma gravidez, pois o peso pode ser um fator de risco para a gestante e para o bebê”, diz. O que é verdade, porém, é que é bom esperar dois anos após o procedimento para engravidar.

A cirurgia bariátrica deixa uma grande cicatriz – Mito

Esse é outro mito muito comum por aí. “Com os avanços na tecnologia, a maioria das cirurgias bariátricas é realizada por laparoscopia, o que minimiza cicatrizes. Essas cirurgias são menos invasivas, resultam em menos dor e promovem uma recuperação mais rápida”, destaca o Dr. Sallet.

A cirurgia bariátrica é de alto risco – Mito

Os riscos de complicações graves decorrentes da cirurgia em si são baixos.

“Aliás, estudos demonstraram que o risco é menor do que na cirurgia da vesícula biliar, por exemplo. O importante é buscar um bom profissional, com referências, e que tenha uma equipe multidisciplinar — nutricionista, psicólogo e psiquiatra — pois o sucesso do procedimento também depende de um conjunto de ações que vão além da cirurgia”, comenta o especialista.

Os planos de saúde não cobrem cirurgia para perda de peso – Mito

Mais um mito. “Embora a cobertura do plano de saúde possa variar, muitas seguradoras oferecem cobertura para a cirurgia bariátrica e até reembolso. O ideal é que o paciente verifique com sua seguradora e consulte uma clínica especializada para obter todas as informações necessárias”, esclarece o profissional.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Especialista dá dicas de atitudes que devem ser tomadas no pós-operatório para reduzir o risco de trombose e explica fatores de risco

Saúde

Dermatologista alerta sobre como poluição do ar vinda das queimadas prejudica a pele e pode piorar problemas como acne e manchas

Moda

Veja quais looks vão te ajudar a ficar super na moda no Rock in Rio 2024 e curtir os shows da forma mais estilosa...