Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A chia é um superalimento que vale muito a pena incluir na dieta
A chia é um superalimento que vale muito a pena incluir na dieta - Foto: Shutterstock

Saúde

Chia: conheça os benefícios da semente na alimentação

Considerada um superalimento, a chia traz diversos benefícios para a saúde e pode ser incluída facilmente na dieta; veja como incluir

A chia é uma semente altamente nutritiva e sua composição é tão rica que ela é considerada um superalimento. Segundo Meydson Souza, nutricionista e professor do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, são vários os benefícios da chia para a saúde.

“Essa semente é rica em fibras, proteínas, ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes. Logo, ajuda na digestão, regula a absorção de açúcar no sangue, reduz o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), combate o envelhecimento precoce da pele e fortalece os ossos. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias”, explica o especialista.

A chia também é bastante procurada por quem deseja perder peso. Isso porque, por conta de seus valores nutricionais, ela aumenta a saciedade e reduz a ingestão calórica. Ou seja, é uma aliada e tanto no emagrecimento!

Como acrescentar a chia na alimentação?

Após conhecer os incríveis benefícios da chia, uma das principais dúvidas que surge é sobre como acrescentar a semente no cardápio e no dia a dia. E de acordo com Meydson, é importante lembrar que, ao adicionar a chia à sua dieta, você também deve passar a dar ainda mais atenção à sua hidratação diária.

Isso ocorre por um motivo bem simples: como a semente absorve líquidos, ela pode causar desidratação. Além disso, a quantidade de chia a ser consumida também deve ser monitorada.

“As pessoas também devem estar atentas ao consumo excessivo, que pode causar alguns efeitos colaterais, como problemas digestivos. Geralmente, o indicado é consumir até 2 colheres de sopa por dia”, orienta o nutricionista.

Já em relação a quais receitas usar para incluir a chia na dieta, não é preciso se preocupar, afinal, a semente é bem versátil. Ela pode aparecer, por exemplo, em smoothies, pães, saladas, bolos e biscoitos.

No entanto, a forma mais simples de incluir a chia no dia a dia seja incluindo ela no consumo de iogurtes, vitaminas ou saladas de frutas. Isso pode servir tanto para o café da manhã quanto para aqueles lanchinhos no meio da tarde.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Pequenas ações antes de viajar ajudam a deixar a casa organizada e prevenir surpresas desagradáveis na volta

Finanças e Empreendedorismo

Entenda como funciona o consórcio de carros e veja os principais cuidados para contratar um de forma segura

Comportamento

Especialista dá dicas para os pais não acabarem sobrecarregados emocionalmente durante as férias dos seus filhos

Saúde

Algumas doenças aumentam bastante com a queda nas temperaturas e secura do ar; saiba como cuidar da sua saúde respiratória