Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Calmantes naturais: 7 alimentos para ter uma boa noite de sono
Alguns alimentos agem como calmantes naturais no organismo - Foto: Shutterstock

Saúde

Calmantes naturais: 7 alimentos para ter uma boa noite de sono

Confira quais são os alimentos que agem como calmantes naturais e ajudam a combater o estresse e a insônia

A dificuldade para dormir é um problema que atinge cerca de 40% dos brasileiros, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Se não tratado, a longo prazo, pode trazer vários prejuízos à saúde, entre eles, diabetes, obesidade, pressão alta e doenças cardiovasculares.

Para evitar esse cenário, a nutricionista Bettina Del Pino explica que as pessoas podem investir nos calmantes naturais, ou seja, alimentos ricos em substâncias que conseguem ajudar o organismo a recarregar suas energias durante o sono.

“O triptofano, assim que reconhecido pelo nosso cérebro, estimula a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, que é responsável pela regulação do sono, bom humor e sensação de bem-estar. A ingestão de vitamina B6 e magnésio ajuda na produção do triptofano em nosso corpo”, esclarece. 

Contudo, ela ressalta que isso não substitui o acompanhamento médico adequado. Além disso, também é importante evitar consumir alimentos gordurosos como carnes vermelhas, frituras, cafeína e refrigerantes, pois eles comprometem ainda mais o sono. “Uma alimentação saudável e balanceada é forte aliada no combate à insônia”, pontua Pino. 

Quais são os calmantes naturais?

Para ajudar as pessoas que sofrem com algum distúrbio do sono a conseguir descansar adequadamente, a especialista preparou uma lista de calmantes naturais que podem ser consumidos durante o dia para estimular o sono. Veja abaixo:

Grãos integrais

Grandes fornecedores de carboidrato, contém vitaminas e minerais que podem auxiliar numa melhor absorção de triptofano.

Castanhas e sementes

São fontes ricas em triptofano. Além disso, fornecem magnésio ao corpo, substância que auxilia no combate dos efeitos do hormônio do estresse. 

Aveia

É fonte de melatonina, conhecida popularmente como hormônio do sono. A substância auxilia a adormecer mais facilmente.

Grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja

Fontes ricas de triptofano, além de vitaminas do complexo B, que ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso.

Banana

Rica em triptofano, carboidratos e magnésio, responsáveis pelo auxílio na produção de hormônios como a serotonina e melatonina, que contribuem para a qualidade do sono.

Frutas vermelhas e kiwi

As frutas são ricas em antioxidantes, que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono.

Maracujá

Tem propriedades calmantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central, produzindo efeito analgésico e relaxante muscular.

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos