Não há nada melhor do que um cafezinho para começar bem o dia, não é mesmo? Tanto é verdade que a bebida é a segunda mais consumida pelos brasileiros. Mas, apesar de o café ser querido por aqui, nem todo mundo conhece os benefícios dos grãozinhos para a saúde.
De acordo com uma pesquisa publicada em setembro pela European Journal of Preventive Cardiology, beber 150 ml de café moído ou instantâneo por dia pode auxiliar na redução de até 27% de risco de doenças cardíacas e até mesmo na morte precoce.
Além disso, os pesquisadores identificaram algumas “reduções significativas” no risco de doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral no consumo diário.
E ainda que o hábito de beber seja feito de forma sensorial, quem trabalha no ramo percebe a alta procura pelo café no dia a dia. “As pessoas gostam de beber café, seja para compartilhar um momento com alguém, na hora de ir para o trabalho ou para escola ou até mesmo para fazer uma pausa ao longo do dia. O café faz parte do cotidiano do brasileiro. É uma paixão nacional”, afirma Vinicius Delatorre, diretor operacional de uma rede de cafés especiais do Brasil.
Assim, pensando nas vantagens que a bebida pode trazer para a saúde e bem-estar das pessoas, conheça alguns benefícios do café ao incluí-lo na rotina:
Estimulante natural
A bebida é uma fonte de energia, deixando o organismo mais ativo, combatendo o cansaço e deixando o corpo em estado de alerta. Assim, também pode funcionar como um auxílio para o aumento da capacidade de aprendizagem e da resistência física corporal.
Reduz a chance de câncer de fígado
Dados de um estudo realizado pela Queen’s University Belfast, no Reino Unido, comprovam que quem consome 50 ml de café regularmente pela manhã tem 50% menos chance de desenvolver carcinoma hepatocelular, conhecido popularmente como câncer de fígado.
Combate às inflamações
De acordo com uma pesquisa publicada em 2016, pela Universidade de Stanford, a cafeína é uma das responsáveis por agir contra a inflamação do corpo causada pelo envelhecimento, assim, a bebida se torna um anti-inflamatório não convencional.
Fonte: Mais1 Café, rede brasileira de cafés especiais.