Saúde

Axilas saudáveis na primavera: 5 dicas refrescantes e essenciais

Veja dicas de higiene e cuidados que as axilas pedem durante a primavera para se manterem bonitas, saudáveis e refrescadas

Entenda os cuidados com as axilas mais importantes na primavera - Shutterstock

A primavera é uma época que traz renovação, em diversos sentidos. E, com isso, também é preciso renovar os cuidados com o corpo, incluindo as axilas. Até porque elas ficam bem expostas nesse período, que já tem um clima mais quente.

Assim, agora que a estação das flores chegou, é uma ótima oportunidade para entender melhor como cuidar das suas axilas e experimentar produtos ideais para elas. Com isso, você vai conseguir controlar o odor dessa área e ainda prevenir irritações e deixar o local mais visualmente agradável.

A seguir, a dermatologista Mayla Carbone lista 5 cuidados essenciais com as axilas na primavera:

Limpe diariamente

As axilas são uma parte do corpo considerada como zona intertriginosa. Isso significa que, devido à dobra da pele, ela tende a ficar úmida devido à falta de fluxo de ar e muitas vezes pode abrigar bactérias específicas e organismos fúngicos.

“O cuidado e a limpeza adequados são importantes para reduzir a umidade indesejada e manter o equilíbrio natural do microbioma”, explica a doutora Mayla Carbone, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). No entanto, ela explica que isso deve ser abordado com delicadeza, como por exemplo, lavando as axilas uma vez por dia e alternando entre diferentes produtos de limpeza para o corpo ou para a região com pH balanceado.

Esfolie regularmente

Muita gente faz esfoliação no rosto ou mesmo nas mãos e pés por serem áreas nas quais a pele tem certa sensibilidade. Contudo, as axilas também têm essa característica e muitas pessoas se esquecem.

 Muito óleo, poros entupidos, espinhas e um acúmulo de células da pele mortas, opacas e às vezes descoloridas são motivos pelos quais a esfoliação deve se estender nessa região”, aponta Mayla. O procedimento pode ser fieto a partir de máscaras ou outros produtos esfoliantes.

Ao se depilar, faça com cuidado

Se prefere depilar as axilas, certifique-se de agir com cuidado. Mayla recomenda utilizar uma lâmina afiada e limpa, evitar pressionar com força e seguir a direção do crescimento do pelo para reduzir a irritação. Se necessário, considere a depilação a laser ou métodos menos agressivos para resultados a longo prazo.

Hidrate intermitentemente

Outro dos cuidados importantes com as axilas na primavera é a hidratação. Para isso, a Dra. Mayla indica uma loção corporal ou específica para as axilas com um pH balanceado. O produto deve estar na sua rotina uma ou duas vezes por semana, de acordo com a recomendação do seu profissional.

Use desodorante com consciência

Ao navegar no mercado de desodorantes, o principal conselho de Mayla é: ouça o seu corpo. “Se o seu desodorante estiver causando irritação ou deixando muitos resíduos na pele e nas roupas, escolha outro”, diz. Uma opção é escolher um que seja “limpo e simples”, ou seja, sem fragrância e que evite componentes ftalatos, parabenos, sulfatos ou corantes.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Apesar de ser algo normal de vez em quando, o estrasse em excesso pode causar doenças mais graves, então é preciso conhecer seus sinais

Receitas

Práticas ajudam a minimizar o risco de contaminação cruzada e garantir a segurança no consumo de frangos e outras carnes

Saúde

Especialistas ensinam estratégias para reduzir os efeitos do clima seco e melhorar o bem-estar nesse período

Beleza

Entenda como funciona o processo de remoção de tatuagem, o preço médio e quantas sessões são necessárias para o desenho sumir

Sair da versão mobile