Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Ansiedade: saiba como identificar e lidar com o transtorno
A ansiedade exige atenção e atendimento psicológico - Foto: Shutterstock

Saúde

Ansiedade: saiba como identificar e lidar com o transtorno

Especialistas explicam as causas e os sintomas do transtorno de ansiedade e problemas similares à condição

A ansiedade é um problema bastante comum entre os brasileiros. O Brasil lidera o ranking de ansiedade, com quase 19 milhões de pessoas nessa condição, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A psiquiatra Julia Trindade explica que o transtorno de ansiedade e condições semelhantes, como a síndrome do pânico e o transtorno de estresse pós-traumático, levam a pessoa a sofrer com preocupações constantes, medos intensos e reações de ansiedade extrema

Em situações de maior intensidade, a pessoa ansiosa pode experimentar crises de ansiedade que podem elevar os potenciais riscos do transtorno. A psicóloga Luana Ganzert, especialista em emoções e autora do livro “Você Vive ou Sobrevive?”, aponta os principais sinais de uma crise. 

Sinais de uma crise de ansiedade

  • Sensação intensa de medo ou pânico;
  • Batimentos cardíacos acelerados ou palpitações;
  • Respiração rápida ou dificuldade para respirar;
  • Tremores ou sensação de fraqueza nas pernas;
  • Sudorese excessiva;
  • Tontura ou sensação de desmaio;
  • Sensação de sufocamento ou opressão no peito;
  • Náusea ou desconforto abdominal;
  • Sentimento de irrealidade ou desconexão da realidade; 
  • Medo de perder o controle ou enlouquecer.

No entanto, a especialista reforça que esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Diante desses sinais, é importante procurar ajuda médica. “Um profissional de saúde pode fazer um diagnóstico adequado e sugerir opções de tratamento”, destaca.

Sinais de alerta

Segundo Ganzert, quando as crises de ansiedade se tornam frequentes e afetam atividades que antes não eram um problema, é indicado buscar ajuda psicológica profissional. A psicóloga afirma que o tratamento adequado pode incluir terapia, medicamentos ou uma combinação de ambos. 

O tratamento, de acordo com ela, pode ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com ansiedade. Ela explica que existem vários tipos de transtorno de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), que leva a uma preocupação excessiva sobre várias áreas da vida, como saúde, dinheiro, trabalho, entre outros.

“Os transtornos de ansiedade são condições mentais caracterizadas por preocupações e medos excessivos que são desproporcionais às situações reais e que persistem ao longo do tempo”, complementa Luana. 

Como lidar com a ansiedade?

A psicóloga destaca as principais formas de tratar o transtorno de ansiedade. O tratamento geralmente envolve uma abordagem multifacetada e adaptada às necessidades individuais de cada pessoa. 

  • Consultar um profissional de saúde mental: O primeiro passo é buscar ajuda de um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra para um diagnóstico adequado e tratamento personalizado;
  • Buscar terapia: A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente usada no tratamento da condição. Ela ajuda a identificar pensamentos negativos e a desenvolver estratégias para enfrentá-los.
  • Buscar ajuda medicamentosa com psiquiatra: Em alguns casos, o uso de medicamentos sob prescrição médica pode ser necessário para controlar sintomas graves de ansiedade;
  • Praticar autocuidado: Praticar técnicas de relaxamento como meditação, ioga e exercícios de respiração, pode ajudar a reduzir o problema.
  • Construir um estilo de vida saudável: Manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente e garantir um sono adequado contribuem para o gerenciamento da ansiedade.
  • Se conectar com uma rede de apoio: Compartilhar seus sentimentos com amigos e familiares de confiança pode proporcionar suporte emocional.
  • Evitar estressores: Identificar e evitar situações que desencadeiam a ansiedade sempre que possível é útil.
  • Adquirir aprendizado sobre ansiedade: Educar-se sobre a ansiedade e seus sintomas podem ajudar a entender melhor o que está acontecendo e como lidar com isso.

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento