Saúde

Alongamento: 8 opções para fazer em casa

O alongamento é um exercício simples que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida; entenda os benefícios

Os alongamentos vão te ajudar a deixar o corpo mais flexível e saudável - Foto: Shutterstock

Os alongamentos ajudam a melhorar a flexibilidade do corpo e, consequentemente, ajudam a evitar dores e lesões na hora de praticar exercícios físicos. Contudo, engana-se quem acredita que essa atividade é necessária apenas para aqueles que praticam algum tipo de esporte.

Realizar alongamentos é fundamental principalmente para as pessoas que não praticam nenhuma atividade física com regularidade, isso porque, alongar o corpo vai ajudar a relaxar a musculatura e também aumentar a circulação nas articulações, fundamental para quem fica muito tempo sentado.

Veja alguns movimentos de alongamentos que você pode fazer em casa para melhorar sua qualidade de vida.

1 – Costas, peitoral, braços e pernas

Para realizar esse ecercício, fique de pé, flexione o quadril para frente e apoie as mãos em cima de alguma superfície fixa (pode ser uma mesa ou cadeira). Mantenha a coluna reta, jogando os glúteos para trás e o peitoral virado para o chão.

2 – Relaxamento dos músculos posteriores

Ajoelhe-se sobre os calcanhares e deixe o tronco cair para frente, mantendo as mãos para trás. A testa deve tocar suavemente o chão, ou se preferir, também pode ser feito na cama.

3 – Lateral do pescoço

Nesse caso é possível realizar o alongamento de pé ou sentado. Certifique-se de que a postura está correta e com o auxílio das mãos, puxe o pescoço para um lado e, depois, para o outro.

4 – Glúteo e lombar

Sente-se de pernas cruzadas, e deixe que seu pé fique em contato com o joelho oposto. Apoie as mãos nos dois joelhos e desça lentamente, como quem quer encostar a barriga na perna que está cruzada.

5 – Posterior de coxa

Pegue uma cadeira e sente-se na ponta. Em seguida, estique uma perna e incline o corpo para baixo, na direção da perna estendida. Mantenha o pé dessa perna apontado para cima. Para ter mais equilíbrio, vale apoiar as mãos nas coxas.

6 – Peitoral e ombros

Também usando uma cadeira, incline ligeiramente o tronco para frente, coloque os dois braços para trás e apoie as mãos na lateral da cadeira, com os cotovelos estendidos. Você sentirá um alongamento da musculatura do peitoral e a parte de frente dos ombros.

7 – Pescoço

Para realizar esse alongamento você pode ficar sentado ou em pé. Entrelace as mãos atrás da cabeça, apontando os cotovelos para frente. Flexione o pescoço até que o seu queixo toque o peito.

8 – Lateral do corpo

Sente-se em uma cadeira e com o tronco ereto, estenda o cotovelo direito e eleve o braço por cima da cabeça, apontando para o lado esquerdo. Depois, volte para a posição inicial e repita o movimento com o outro lado: braço esquerdo para a direita. Por fim, incline ligeiramente o corpo para o lado que o braço estiver apontando, sem perder a postura da coluna.

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Receitas

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, que trazem vários benefícios para a saúde

Receitas

Saiba como fazer um quiabo perfeito, sem baba e sequinho, para preparar uma receita deliciosa com carne moída

Estilo de Vida

Os óleos essenciais podem contribuir para o autocuidado, oferecendo diversos benefícios para o bem-estar

Sair da versão mobile