A alimentação é a base para a manutenção do bem-estar do corpo e do organismo. Por meio de uma boa alimentação é possível evitar, controlar ou curar certas doenças. Confira alguns alimentos que possuem o poder da cura!
Diabetes sob controle
Abacate: o diabetes se não for causa genética, pode ser evitado por meio da alimentação. O abacate é um exemplo, pois auxilia no metabolismo da glicose, reduzindo a resistência à insulina.
Aveia: assim como o abacate, a aveia também trabalha no controle do nível da glicose. Esse equilíbrio acontece graças à quantidade de fibras que a compõem.
Coração resistente!
Alho:“ o consumo desse alimento pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol total, o LDL (colesterol ruim) e os triglicerídeos no sangue. Ele também auxilia no tratamento da hipertensão e combate a formação de coágulos, possuindo importante papel na prevenção de derrames e infartos”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio.
Azeite: Contém vitamina E, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e é, em sua maior parte, constituído de gorduras monoinsaturadas, que reduzem o colesterol ruim (LDL
Beterraba: “Ela possui ações antioxidante e imunoestimulante, é excelente para o sistema circulatório, evita problemas cardíacos e inibe a formação de coágulos”, esclarece a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.
Ventre livre!
Abobrinha: quem sofre com o inchaço pode apostar nesse legume, uma vez que ele é rico em água e de fácil digestão.
Ameixa seca: com efeito laxativo, essa fruta é ótima para combater a prisão de ventre, além de ser capaz de possibilitar uma maior mobilidade da parede intestinal, favorecendo o funcionamento do órgão.
Cérebro protegido
Café: considerado um alimento funcional, ele é muito bem-vindo no cardápio de uma dieta saudável. “Consumido em doses moderadas, a bebida proporciona o aumento de energia e disposição, a melhora da capacidade de trabalho físico e mental, do estado de alerta, da memória e do bem-estar, ajuda na concentração e também minimiza os efeitos da doença de Alzheimer e de Parkinson”, lista a nutricionista Lilian Speziali.
Chá verde: estudos recentes mostram que a erva Camellia sinensis (que dá origem ao chá verde) previne a perda de memória e melhora a concentração, retardando, assim, o Alzheimer.
Saiba mais:
Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Lilian Speziali, nutricionista