As doenças cardiovasculares, que afetam o coração e os vasos sanguíneos, são a principal causa de mortalidade em todo o mundo. Mudanças de hábitos podem ajudar a preveni-las, mas incluir alguns alimentos no cardápio também ajudam a melhorar a saúde cardiovascular. Abaixo, a nutricionista Juliana Vieira traz uma lista com dez desses alimentos. Confira:
1. Azeite de oliva
Nem toda gordura é prejudicial para a saúde. O azeite de oliva é um exemplo, tendo em sua composição a gordura monoinsaturada. Estudos publicados mostram que essa substância contribui com a saúde do coração e também diminui os riscos de AVCs.
Além disso, o azeite é rico em ácidos graxos monoinsaturados. São eles que reduzem as taxas de colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL). Assim, nos protegemos do acúmulo de placas gordurosas nos vasos sanguíneos.
2. Aveia
As fibras da aveia ajudam a manter níveis regulares de glicose no sangue, prevenindo o diabetes. É importante ressaltar que as altas taxas de açúcar podem afetar as paredes dos vasos sanguíneos e, consequentemente, interferir na circulação de sangue.
3. Linhaça ou óleo de linhaça
Ela tem ação anti-arritmia, controlando os batimentos cardíacos e, como consequência disso, ainda previne a hipertensão.
4. Salmão, sardinha e atum
Esses três peixes são gordurosos, mas têm uma gordura boa, a poli-insaturada, além do ômega 3, excelente para saúde cardiovascular. Além do salmão, da sardinha e do atum, você também pode colocar na sua lista de compras o bacalhau, linguado e arenque (uma espécie de peixe pequeno).
5. Maçã
Ela é considerada um bom alimento para o coração, por ter ótimas quantidades de pectina, uma fibra que diminui a absorção de gorduras, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares. Contudo , a maçã possui muitos flavonóides e carotenóides, que são compostos bioativos com ação antioxidante que impedem a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue.
6. Abacate
O abacate é rico em gordura monoinsaturada e poli-insaturadas, que são gorduras saudáveis que ajudam a diminuir o colesterol total, os triglicerídeos e o colesterol “ruim”, o LDL, mantendo a saúde do coração. O abacate também é rico em carotenóides, potássio e ácido fólico, nutrientes que melhoram a circulação do sangue.
7. Grãos
Grãos, como feijões, lentilhas, grão-de-bico e outros, agem na redução do colesterol LDL.
8. Chocolate amargo
O chocolate amargo, a partir de 70% cacau, contém um elevado teor de cacau, uma fruta com ação anti-inflamatória e antioxidante que diminui a oxidação das células de gordura, evitando o risco de formação de coágulos e melhorando a circulação sanguínea.
9. Tomate
O tomate é conhecido por ser um alimento bom para o coração, pois é rico em licopeno, um potente antioxidante que mantém a saúde das artérias, prevenindo problemas como aterosclerose, infarto e derrame. De preferência em tomate aquecido.