O cuidado com o corpo envolve diversas estratégias, como a prática de atividade física e o consumo de alimentos saudáveis. No caso específico dos olhos, a atenção para os nutrientes ingeridos pode ajudar a proteger a visão.
O médico oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, Pedro Lima, destaca que uma dieta balanceada ajuda a prevenir o desenvolvimento de uma série de problemas oculares que impactam a qualidade de vida.
“Se sua alimentação inclui todos os grupos de alimentos e é associada a exercício físico, esse cenário diminui a quantidade de radicais livres, de forma a melhorar a saúde ocular”, afirma o profissional.
Alimentos para os olhos
Investir em uma alimentação variada e balanceada é fundamental para a manutenção da saúde ocular. Para ajudar a melhorar a visão, o oftalmologista indica algumas opções alimentares benéficas para o cuidado com os olhos:
- Alimentos ricos em ômega 3 como os peixes, em destaque o salmão e a cavalinha;
- Legumes, leguminosas e folhas verdes, pois são ricos em vitamina A e vitamina C. Além disso, alguns têm substratos como a luteína e a zeaxantina, que são excelentes para a mácula (retina);
- Oleaginosas, como linhaça, castanhas, pistache e amêndoas, ricas em zinco, o que ajuda na prevenção de degeneração macular, bem como da catarata;
- Carnes vermelhas, que contêm ferro e zinco, nutrientes que ajudam na absorção de vitaminas.
Esses nutrientes, além de estarem presentes nesses alimentos, também podem ser encontrados em suplementos. Eles ajudam a fornecer os nutrientes que o organismo precisa para funcionar adequadamente. No entanto, o especialista reforça que é necessário consulta com um profissional de saúde para prescrição médica.
“Lembrando que a gente precisa ter todos os grupos de alimentos para ter uma alimentação saudável. E, caso você tenha algum tipo de problema de saúde, o ideal é procurar um especialista adequado”, ressalta o oftalmologista.